Ferreira do Zêzere

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Turismo

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Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo

Eixo Turismo Náutico: Castelo do Bode | Wakeboard

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O turismo náutico é um dos produtos turísticos âncora da estratégia de desenvolvimento da região e centra-se nos ativos Albufeira de Castelo do Bode e a modalidade de Wakeboard, com vista ao desenvolvimento de uma oferta turística integrada que confira ao destino Médio Tejo cada vez maior atratividade nacional e internacional.

O projeto a desenvolver contempla dois programas com o objetivo de promover este produto turístico, nomeadamente:

1. Programa de integração e ativação do património natural e equipamentos náuticos que integra as seguintes ações:

1.1 Welcome to Castelo Bode;

1.2 Wakeboard – Cable Parks Médio Tejo;

2. Programa de Comunicação do Turismo Náutico.

A ação “Welcome to Castelo Bode” prevê a implementação de um calendário de eventos associados às temáticas náutica e de natureza, como canoagem, SUP – stand pp paddle, ski-náutico, wakesurf, entre outros, promovendo uma oferta de animação ao longo do ano na Albufeira, reforçando assim todo o trabalho promocional e de comunicação, procurando também potenciar outros eventos já existentes na região.

A ação “Wakeboard – Cable Parks Médio Tejo” assenta na criação da primeira estância do mundo de wakeboard, através da instalação de cable parks em cinco praias fluviais de Castelo do Bode: Aldeia do Mato (Abrantes); Lago Azul (Ferreira do Zêzere); Montes (Tomar); Trízio (Sertã) e Fernandaires (Vila de Rei). A instalação de cables permitirá a prática de wakeboard sem a ajuda de um barco, o que torna esta modalidade mais sustentável e amiga do ambiente, fatores fundamentais na estratégia turística do Médio Tejo.

Por sua vez, a Grande Rota do Zêzere, cujo traçado no Médio Tejo passa por 6 municípios, designadamente Ferreira do Zêzere, Sertã, Vila de Rei, Sardoal, Abrantes e Constância, constitui um importante recurso turístico para o desenvolvimento do turismo de ar livre, que importa promover na região, pois ao ser desenhado para três modalidades de ar livre - pedestrianismo, BTT e canoagem - permitiu a instalação de 4 estações intermodais (Dornes, Trízio, Zaboeira e Aldeia do Mato) que naturalmente complementam o produto turístico Castelo do Bode.

Por último, o Programa de Comunicação do Turismo Náutico compreende um conjunto de ações que passam pela valorização internacional da marca em destaque – Castelo do Bode – enquanto um espaço privilegiado para a prática de atividades desportivas e recreativas.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

O objetivo global do produto turístico integrado “Castelo do Bode | Wakeboard” é dar a conhecer o produto, mas também o destino.

Outros objetivos associados aos projetos anteriormente referidos são:

- Criar a primeira estância do mundo de wakeboard, criando infraestruturas próprias em cinco praias fluviais de Castelo do Bode;

- Intensificar a promoção do produto e do destino, tanto no mercado internacional como no mercado nacional, para captação de públicos internacionais especializados (tendo em conta a forte expansão da modalidade do wakeboard em diversos mercados) e novos entusiastas da modalidade.

icon-AI-acoesAÇÕES

Programa de integração e ativação do património natural e equipamentos náuticos:

- Implementação de novos eventos associados às temáticas náutica e de natureza

- Instalação de sinalética de orientação rodoviária de acesso aos cable parks e de painéis informativos sobre a estância de wakeboard

- Iniciativas promocionais para demonstração e experimentação da modalidade

- Ações de ativação comunicacional digital e offline

Programa de Comunicação do Turismo Náutico

- Assessoria de comunicação

- Participação em feiras da especialidade

- Marketing digital

- Relações públicas externas

- Press trips

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Constância, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017-2020

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

N/A

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Centro 2020 / Portugal 2020/ União Europeia

Visitar página do projeto Castelo de Bode Wakeboard

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icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Turismo e Cultura

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Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo

Eixo Turismo Religioso: Fátima | Tomar

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O Eixo do Turismo Religioso do Médio Tejo está assente nos polos Fátima e Tomar e visa responder aos seguintes desafios:

- potenciar a visitação a todo o território através da promoção integrada dos atrativos Fátima e Tomar (UNESCO/ Convento de Cristo);

- cooperar para reforçar a notoriedade nacional e internacional das marcas patrimoniais do território;

- exponenciar o potencial turístico conjunto destas importantes marcas culturais em benefício do território e do desenvolvimento sustentado que o turismo pode gerar nos território;

- contribuir para atenuar os efeitos da sazonalidade e aumentar a estada média na região;

- fomentar uma maior articulação das entidades e agentes da região a operar no setor do turismo;

Nesse sentido, este eixo de intervenção foi estruturado em diferentes componentes e iniciativas, com vista a dar uma resposta mais integrada e articulada ao nível da oferta:

• Programa de integração e ativação do património cultural religioso:

- Fátima-Tomar Stayover

• Programa de qualificação e valorização dos caminhos e itinerários da fé e da espiritualidade:

- Caminho Português de Santiago

- Caminho de Fátima (variante de ligação de Fátima a Tomar, e à Rota da Prata)

- Rota dos Pastorinhos

• Programa de integração dos eventos e do património religioso - imaterial e material do Médio Tejo:

Páscoa no Médio Tejo (celebrações e tradições pascais)

• Programa de comunicação do eixo estratégico turismo religioso:

Ações de comunicação das iniciativas Fátima-Tomar Stayover e Páscoa no Médio Tejo

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Pretende-se contribuir para uma melhor estruturação da oferta, bem como comunicar de forma integrada o produto Fátima-Tomar e o destino Médio Tejo, com vista aos seguintes objetivos globais:

- Promover a ideia de que Fátima-Tomar também é um destino de “escapadinha”; mostrar que as experiências associadas à marca “Fátima-Tomar” não são só conotadas com a fé católica mas que abarcam um conjunto diversificado de outras ofertas; potenciar o aumento das estadas médias, incentivando reservas de duas ou mais noites na região; convidar os turistas a viajar pelo Médio Tejo por via das experiências oferecidas e/ou comunicadas em todo o território, dando a conhecer que existe uma região envolvente com muitos atrativos merecedores de uma visita mais prolongada.

Em termos de objetivos específicos, os projetos inseridos no programa de qualificação e valorização dos caminhos e itinerários da fé e da espiritualidade – Caminho Português de Santiago, Caminho de Fátima e Rota dos Pastorinhos – pretendem reforçar o esforço das várias entidades em elevar os ‘caminhos’ a produto turístico-cultural de excelência, articulado, bem sinalizado, de forma a melhorar a experiência dos milhares de peregrinos e visitantes que anualmente atravessam a região.

Na ação “Páscoa no Médio Tejo”, e considerando que as comemorações e tradições pascais no Médio Tejo apresentam já atratividade suficiente para constituírem uma oferta turística que importa divulgar antecipadamente de forma articulada e integrada, pretende-se com esta ação contribuir para reforçar a relevância do eixo Turismo Religioso, quer para atenuar o fenómeno da sazonalidade do destino, quer para potenciar o aumento do indicador de estada média.

icon-AI-acoesAÇÕES

Principais ações a desenvolver:

Stayover Fátima-Tomar

Pressupõe todo um trabalho de estruturação de novas ofertas e experiências e de articulação entre agentes da oferta turística. As iniciativas e ações a concretizar são: ação de estruturação de produtos; plano de comunicação; e gestão e acompanhamento da campanha. Para a concretização da campanha prevê-se o envolvimento da Associação Empresarial de Ourém, para além das demais associações representativas das atividades ligadas ao turismo na região do Médio Tejo, para a realização conjunta das ações previstas.

Caminho Português de Santiago

Sinalização do Caminho de Santiago dentro da área geográfica do Médio Tejo, concretamente nos municípios de Ferreira do Zêzere, Tomar e Vila Nova da Barquinha, com o objetivo de colmatar a ausência de informações ou sinalização, bem como apoiar os peregrinos, facilitando a sua orientação, deslocação e comodidade. Inclui também a colocação de painéis informativos e a reprodução de um flyer informativo.

Caminho de Fátima

Ação que visa dar continuidade aos trabalhos preliminares já iniciados e tem como objetivo identificar e sinalizar as principais vias de acesso a Fátima a partir de Tomar, assinalando locais de interesse e de apoio aos caminhantes destes percursos. Prevê também a colocação de marcos (miliários e simples) entre Tomar e Fátima e o estudo e análise do traçado e marcação da expansão a Nascente, completando a ligação com as rotas de peregrinação espanholas (aproximadamente 60 Km dentro da área geográfica do Médio Tejo).

Rota dos Pastorinhos

Esta Rota assenta na integração dos principais locais associados aos Pastorinhos de Fátima e às suas vivências - onde viveram e por onde passaram - disponibilizando informação resumida sobre os factos e as principais narrativas da sua passagem por estes locais, e do ponto de vista turístico, constitui também um sub-produto da marca Fátima. Esta ação será concertada entre a CIMT e o Município de Ourém e prevê a criação de conceito, imagem e produção de conteúdos, intervenções de musealização em espaço interior nos edifícios de memória, painéis interpretativos exteriores, sinalética direcional e outros suportes e a produção de material promocional e merchandising.

Páscoa no Médio Tejo

As comemorações e tradições pascais no Médio Tejo, face à procura que geram ao longo de quase um mês, apresentam já atratividade suficiente para constituírem uma oferta turística que importa divulgar antecipadamente de forma articulada e integrada enquanto contributo, quer para reforçar a relevância do eixo Turismo Religioso, quer para atenuar o fenómeno da sazonalidade do destino e potenciar o aumento do indicador de estada média.

Assim, pretende-se realizar uma campanha de divulgação com o objetivo de potenciar a importância do turismo religioso na região, beneficiando do impacte da realização do Centenário das Aparições de Fátima e extravasando o marketing de Fátima para o património cultural e religioso e os principais eventos concelhios que se realizam durante a Semana Santa. Será igualmente efetuada em paralelo uma promoção do principal património cultural e natural da região, enquanto elementos complementares à oferta, com o objetivo de reforçar a notoriedade nacional, a curto prazo, e internacional, a médio/ longo prazo, das celebrações associadas à Páscoa no Médio Tejo. As ações de comunicação passaram pela produção de vídeos e material promocional, assessoria de comunicação e campanha de marketing digital.

Programa de comunicação do eixo estratégico turismo religioso:

- Ações de comunicação da iniciativa Fátima-Tomar Stayover

Desenvolvimento de Plataforma digital

Desenvolvimento de conteúdos multimédia

Desenvolvimento e produção de diverso material de divulgação

Desenvolvimento do Branding do stayover (marca e identidade corporativa)

Assessoria de comunicação

Marketing digital

Campanhas de ativação (programa de rádio, imprensa escrita nacional)

- Ações de comunicação da iniciativa Páscoa no Médio Tejo

Desenvolvimento e produção de diverso material de promoção e divulgação

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

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2017-2020

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N/A

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Centro 2020 / Portugal 2020 / União Europeia

Visitar página do projeto Stayover Fátima-Tomar

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