Ferreira do Zêzere

“Projeto Maria”: "Vítimas Particularmente Vulneráveis" é tema de workshop em Mação

maria

No âmbito do “Projeto Maria”, uma iniciativa que visa criar uma estratégia integrada de intervenção para a área da violência doméstica e de género no Médio Tejo, estão a decorrer um conjunto de workshops.

O próximo workshop, subordinado ao tema "Vítimas Particularmente Vulneráveis", decorrerá no dia 6 de junho, entre as 10h00 e as 17h00, no Auditório do Centro Cultural Elvino Pereira, em Mação”.

O evento será dinamizado por Dália Costa, professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

O workshop, de entrada livre e gratuito, carece de inscrição para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até dia 31 de maio.

Caminhos da Pedra com mais de 50 espetáculos gratuitos

IMAGENS FB27

Depois dos Caminhos do Ferro e dos Caminhos da Água, de 12 a 15 de outubro irá cumprir-se o terceiro ciclo de um conceito inovador a nível nacional, com 13 municípios unidos na criação de uma programação cultural em rede e na promoção turística da região do Médio Tejo. 

Durante quatro dias, entre 12 e 15 de outubro, o Médio Tejo volta a receber percursos artísticos, projetos que envolvem as comunidades locais e espetáculos de dança, música, novo circo e teatro (de sala e de rua). Esta nova caminhada abrange agora 7 dos 13 concelhos da região: Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Ourém, Sardoal, Tomar, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha, que se irão transformar no palco de 58 momentos com entrada livre, proporcionados por cerca de 20 artistas e companhias, em locais muitas vezes inesperados.

Na sexta-feira, 13, o grupo Danças Ocultas promete contrariar todas as vibrações negativas associadas a este dia e animar até os mais supersticiosos. Com quase 30 anos de carreira, os quatro membros do grupo prometem encher o Cineteatro Municipal de Ourém, pelas 21h30, enchendo o palco com as suas concertinas, que ultrapassam os limites do folclore tradicional, usando uma linguagem moderna e apelativa a todas as gerações.

Criatura aparecerá no dia seguinte, em Vila Nova da Barquinha, às 22h, no parque ribeirinho. Não é uma criatura do Além, claro, mas uma entidade de talento sobrenatural, composta por 11 músicos que se assumem re-tradicionalistas. Depressa o público reparará na familiaridade da música popular portuguesa, mas Criatura reinventa-a com acordes intemporais.

A 15 de outubro, Selma Uamusse promete enfeitiçar com a sua voz, no Cineteatro Paraíso, em Tomar, às 21h30. O gospel é a praia desta moçambicana que, em 2015, deu voz à música de Rodrigo Leão.

De 13 a 15, em vários locais, mas com estreia em Torres Novas, às 11h da manhã, na Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes, dar-se-á outro fenómeno raro, com a fusão perfeita entre histórias e música. Cada espetáculo dos Contatinas revela-se um novo caminho em que as narrações e os sons surpreendem os mais incautos. Luís Correia Carmelo e Nuno Morão combinaram o que levar na viagem e o primeiro tem na lista as palavras e a concertina, enquanto o segundo leva na bagagem a percussão, os sopros e os arranjos musicais.

Verdadeiramente mágica promete ser a estreia da Orquestra Caminhos, a fechar o ciclo destes Caminhos da Pedra, a 15 de outubro, pelas 16h, no Centro Cultural Gil Vicente, no Sardoal. Este é um projeto comunitário dirigido por António Serginho, onde a música criada por músicos amadores locais será apenas ouvida uma vez, pelos felizardos que estejam no local.

Os Caminhos da Pedra fecham a programação da primeira edição da rede cultural Caminhos, que regressará na Primavera de 2018, com mais espetáculos a animar as vilas e cidades do Médio Tejo.

Fonte: Antena Livre

Notícias

Prev Next

Rede de transportes para todos os passageiros do Médio Tejo com novo aumento da oferta a partir de 1 de junho

Com o arranque das aulas presenciais para os alunos do ensino secundário e com a abertura de um conjunto de serviços no dia 18 de maio, considerou a CIM do...

29-05-2020

Médio Tejo: Abertura gradual de Museus deve considerar recomendações de boas práticas

Desde o passado dia 18 de maio, que os Museus poderão abrir as suas portas ao público, após o período de confinamento social. Neste sentido, a Rede de Museus do...

21-05-2020

Rede de transporte alargada e gratuita para todos os passageiros do Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus Municípios associados, em estreita articulação com os Operadores de Transporte, procederam ao alargamento da rede de serviços essenciais de transporte, vigente...

16-05-2020

Programa Caminhos suspenso

Devido à situação epidemiológica do Coronavírus – COVID-19 que assola o país, a CIM do Médio Tejo e os seus municípios associados decidiram no Conselho Intermunicipal, do dia 14 de...

15-05-2020

BTL agendada para 3 a 7 março de 2021

A Bolsa de Turismo de Lisboa já não se irá concretizar de 27 a 31 de maio de 2020, como inicialmente tinha sido comunicado, tendo a sua entidade organizadora, a...

12-05-2020

Utilização de Máscaras de Proteção

Segundo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) o uso de máscaras faciais pelas pessoas em geral passa a ser considerado quando houver um número elevado de pessoas num espaço interior fechado...

11-05-2020

Rede gratuita garante transporte às principais ligações do Médio Tejo

Apostada em garantir o transporte público a todos os cidadãos que necessitem de se deslocar nesta fase de pandemia que o país atravessa, a CIM do Médio Tejo, em parceria...

29-04-2020

CIM do Médio Tejo distribui pelos municípios Equipamento de Proteção Individual

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu à aquisição de equipamentos de proteção civil e material diverso, que começaram a ser entregues junto dos seus municípios associados.

27-04-2020

Rede de serviços mínimos de transporte já disponível

Dia 27 de abril entra em vigor uma rede gratuita de serviços mínimos de transporte para os cidadãos do Médio Tejo, que necessitem de utilizar o transporte público. Esta rede...

24-04-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP