Alcanena

Cedência de dados da aplicação SIRESP-GL é já uma realidade no Médio Tejo

IMG 6224

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação procederam, no dia 12 de julho, à assinatura do Protocolo de Cedência de Dados da Aplicação SIRESP-GL com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A cerimónia realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mação e contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

Através deste protocolo, os dados da ANEPC, de todos os rádios SIRESP, vão ser incorporados no sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências - operacionalizando ainda mais o sistema de suporte à decisão no distrito de Santarém.

Na cerimónia, Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, explicou que o protocolo assinado “deriva de um projeto piloto de gestão de ocorrências a nível distrital, que abrangeu as duas comunidades intermunicipais”, onde o objetivo “foi criar um sistema de suporte à decisão e de combate aos incêndios rurais, porque todos nós sabemos que as alterações climáticas e os comportamentos dos incêndios rurais já não são os mesmos desde há 20/30 anos”.

IMG 6232

 

“Não faz sentido que quem está num teatro de operações, e que tem de tomar decisões em segundos, não tenha na sua posse toda a informação: os meios e equipamentos que estão no terreno”, salientou a presidente da CIM do Médio Tejo, dando conta que “o trabalho de cooperação e parceria entre todos os agentes de Proteção Civil não se deve cingir aos teatros de operação. E este protocolo é um bom exemplo do trabalho daquilo que é o trabalho de cooperação entre os agentes de Proteção Civil”.

Também Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, salientou a existência de “um trabalho efetivo de cooperação entre os Municípios e as duas Comunidades do mesmo distrito, que estão sob a tutela do mesmo comando”.

Vasco Estrela deixou um “agradecimento conjunto” a todos os presentes, vincando que no distrito de Santarém será agora possível “trabalhar de uma forma mais eficaz a partir de um sistema que pode corresponder melhor às emergências e às situações onde seja necessário fazer a sua aplicação”.

Presente na cerimónia, José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, disse que “a interconexão entre o MacFire e o SIRESP, sistema que permite geolocalizar todos os operacionais que estão no terreno de norte a sul do país, é uma ferramenta operacional de apoio à decisão”.

IMG 6256

“Vem ao encontro, na sequência dos incêndios de 2017, do primeiro relatório da Comissão Técnica Independente, que era o de introduzir mais conhecimento no sistema, robustecer o sistema do ponto de vista profissional e ter operacionais mais habilitados para responder a situações de emergência", afirmou.

A cerimónia contou ainda com a presença de Carlos Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e de Pedro Ribeiro, vice-presidente da CIM da Lezíria do Tejo. Ambos se congratularam com o protocolo assinado e com o trabalho conjunto, que será realizado de forma mais efetiva no futuro.

IMG 6203

 

 

 

Notícias

Prev Next

Espaços M disponíveis a prestar apoio às Vítimas de Violência Doméstica e de Género

O Médio Tejo dispõe de treze estruturas de apoio e atendimento, às Vítimas de Violência Doméstica e de Género, chamadas “Espaços M”, em cada um dos municípios da região.

03-04-2020

Autarcas do Médio Tejo desaconselham o recurso aos testes rápidos do COVID-19

Os autarcas do Médio Tejo, reunidos hoje, por videoconferência, mostram a sua preocupação quanto aos Testes Rápidos, no âmbito da pandemia COVID-19, que está presente no país.

02-04-2020

Lançámos a MEIO!

No início deste ano, começámos a escrever a nossa história. Chamámos-lhe MEIO – revista da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e tivemos o objetivo de a fazer chegar junto de...

31-03-2020

COVID-19 – Se é vítima de violência doméstica peça Ajuda

A violência doméstica é um crime público, é responsabilidade de cada um nós poder denunciá-la. “A violência contra as mulheres e a violência doméstica são das formas mais gravosas de discriminação...

30-03-2020

Orientações da Direção Geral da Saúde

  Cumpra todas as orientações decorrentes da DGS – Direção Geral da Saúde, adotando medidas e recomendações, que levem a uma menor propagação do vírus: Leia aqui as indicações da DGS

27-03-2020

Autarcas do Médio Tejo apelam a uma maior capacidade para realização de testes no âmbito do COVID-19

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo voltou a reunir extraordinariamente por videoconferência ontem, dia 24 de março, para reanalisar e fazer um ponto de situação sobre a Pandemia...

25-03-2020

Ação de formação de “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” termina na CIM do Médio Tejo

  No passado dia 10 de março, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, acolheu a terceira sessão da ação de formação de “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”. Esta terceira sessão fechou um...

24-03-2020

Desinfeção de locais públicos vão começar no Médio Tejo

O Conselho Intermunicipal do Médio Tejo, reunido por vídeo conferência na passada sexta-feira, dia 20 de março, analisou e centrou a sessão de trabalho na Pandemia - COVID 19, que...

23-03-2020

Médio Tejo: Processo de migração da rede TDT suspenso

Informa a ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações na sua página oficial na internet que o processo de migração da rede de TDT está suspenso devido aos constrangimentos associados ao...

23-03-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP