Cedência de dados da aplicação SIRESP-GL é já uma realidade no Médio Tejo

IMG 6224

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação procederam, no dia 12 de julho, à assinatura do Protocolo de Cedência de Dados da Aplicação SIRESP-GL com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A cerimónia realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mação e contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

Através deste protocolo, os dados da ANEPC, de todos os rádios SIRESP, vão ser incorporados no sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências - operacionalizando ainda mais o sistema de suporte à decisão no distrito de Santarém.

Na cerimónia, Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, explicou que o protocolo assinado “deriva de um projeto piloto de gestão de ocorrências a nível distrital, que abrangeu as duas comunidades intermunicipais”, onde o objetivo “foi criar um sistema de suporte à decisão e de combate aos incêndios rurais, porque todos nós sabemos que as alterações climáticas e os comportamentos dos incêndios rurais já não são os mesmos desde há 20/30 anos”.

IMG 6232

 

“Não faz sentido que quem está num teatro de operações, e que tem de tomar decisões em segundos, não tenha na sua posse toda a informação: os meios e equipamentos que estão no terreno”, salientou a presidente da CIM do Médio Tejo, dando conta que “o trabalho de cooperação e parceria entre todos os agentes de Proteção Civil não se deve cingir aos teatros de operação. E este protocolo é um bom exemplo do trabalho daquilo que é o trabalho de cooperação entre os agentes de Proteção Civil”.

Também Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, salientou a existência de “um trabalho efetivo de cooperação entre os Municípios e as duas Comunidades do mesmo distrito, que estão sob a tutela do mesmo comando”.

Vasco Estrela deixou um “agradecimento conjunto” a todos os presentes, vincando que no distrito de Santarém será agora possível “trabalhar de uma forma mais eficaz a partir de um sistema que pode corresponder melhor às emergências e às situações onde seja necessário fazer a sua aplicação”.

Presente na cerimónia, José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, disse que “a interconexão entre o MacFire e o SIRESP, sistema que permite geolocalizar todos os operacionais que estão no terreno de norte a sul do país, é uma ferramenta operacional de apoio à decisão”.

IMG 6256

“Vem ao encontro, na sequência dos incêndios de 2017, do primeiro relatório da Comissão Técnica Independente, que era o de introduzir mais conhecimento no sistema, robustecer o sistema do ponto de vista profissional e ter operacionais mais habilitados para responder a situações de emergência", afirmou.

A cerimónia contou ainda com a presença de Carlos Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e de Pedro Ribeiro, vice-presidente da CIM da Lezíria do Tejo. Ambos se congratularam com o protocolo assinado e com o trabalho conjunto, que será realizado de forma mais efetiva no futuro.

IMG 6203

 

 

 

Notícias

Prev Next

Projeto Maria: “Violência no Namoro” é tema de workshop

É um tema atual e que urge refletir e debater. Chama-se “Violência no Namoro: Conhecer para Atuar” e trata-se de um wokshop que se vai realizar na Escola D. Nuno...

18-09-2019

Projeto Maria com novos workshops e documentos orientadores para maior apoio à vítima

Decorreu no dia 16 de setembro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a reunião intermunicipal do Projeto Maria, que juntou os parceiros do projeto, nomeadamente os...

18-09-2019

Projeto Maria: Sardoal acolhe workshop sobre “Violência Doméstica”

“Violência Doméstica – identificar e conhecer o fenómeno” é o nome do workshop que se vai realizar este sábado, dia 21 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00, na...

17-09-2019

Constância, Ourém e Torres Novas passaram pelo Convento de Cristo

No passado domingo, marcaram presença no Convento de Cristo, numa ação promocional, os concelhos de Constância, Ourém e Torres Novas.

17-09-2019

Plano Local Saúde – Médio Tejo: Brochura explica como utilizar em segurança a mochila da escola

Sob o lema “Proteger está nas nossas mãos” já está disponível aos pais e encarregados de educação uma brochura que dá a conhecer todas as informações necessárias para que as...

17-09-2019

CIM do Médio Tejo associa-se à Campanha Nacional – “Portugal Chama”

“Portugal Chama” é o mote da campanha que visa mobilizar todos os portugueses na luta contra os incêndios, lançada pela AGIF — Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

13-09-2019

Experiências náuticas em Montes (Tomar) não se realizam este fim-de-semana

As experiências náuticas gratuitas, no âmbito da campanha Castelo de Board, que iriam decorrer este fim-de-semana, dias 14 e 15 de setembro, em Montes, Tomar, foram canceladas, por motivos alheios...

13-09-2019

Constância, Ourém e Torres Novas “mostram-se” no Convento de Cristo

No próximo domingo, 15 de setembro, entre as 9h00 e as 18h00, o Convento de Cristo abre as portas aos concelhos de Constância, Ourém e Torres Novas numa ação promocional...

11-09-2019

CIM do Médio Tejo e Municípios dão passos no Desenvolvimento Social Integrado da região

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo recebeu no dia 10 de setembro, na sua sede em Tomar, a apresentação do Plano Intermunicipal de Desenvolvimento Social Integrado do Médio Tejo. O Plano...

11-09-2019

Eventos

Est-2020

central-compras

sig

transporte-a-pedido