Alcanena

Cedência de dados da aplicação SIRESP-GL é já uma realidade no Médio Tejo

IMG 6224

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, a CIM da Lezíria do Tejo e a Câmara Municipal de Mação procederam, no dia 12 de julho, à assinatura do Protocolo de Cedência de Dados da Aplicação SIRESP-GL com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

A cerimónia realizou-se no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Mação e contou com a presença do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves.

Através deste protocolo, os dados da ANEPC, de todos os rádios SIRESP, vão ser incorporados no sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências - operacionalizando ainda mais o sistema de suporte à decisão no distrito de Santarém.

Na cerimónia, Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, explicou que o protocolo assinado “deriva de um projeto piloto de gestão de ocorrências a nível distrital, que abrangeu as duas comunidades intermunicipais”, onde o objetivo “foi criar um sistema de suporte à decisão e de combate aos incêndios rurais, porque todos nós sabemos que as alterações climáticas e os comportamentos dos incêndios rurais já não são os mesmos desde há 20/30 anos”.

IMG 6232

 

“Não faz sentido que quem está num teatro de operações, e que tem de tomar decisões em segundos, não tenha na sua posse toda a informação: os meios e equipamentos que estão no terreno”, salientou a presidente da CIM do Médio Tejo, dando conta que “o trabalho de cooperação e parceria entre todos os agentes de Proteção Civil não se deve cingir aos teatros de operação. E este protocolo é um bom exemplo do trabalho daquilo que é o trabalho de cooperação entre os agentes de Proteção Civil”.

Também Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, salientou a existência de “um trabalho efetivo de cooperação entre os Municípios e as duas Comunidades do mesmo distrito, que estão sob a tutela do mesmo comando”.

Vasco Estrela deixou um “agradecimento conjunto” a todos os presentes, vincando que no distrito de Santarém será agora possível “trabalhar de uma forma mais eficaz a partir de um sistema que pode corresponder melhor às emergências e às situações onde seja necessário fazer a sua aplicação”.

Presente na cerimónia, José Artur Neves, Secretário de Estado da Proteção Civil, disse que “a interconexão entre o MacFire e o SIRESP, sistema que permite geolocalizar todos os operacionais que estão no terreno de norte a sul do país, é uma ferramenta operacional de apoio à decisão”.

IMG 6256

“Vem ao encontro, na sequência dos incêndios de 2017, do primeiro relatório da Comissão Técnica Independente, que era o de introduzir mais conhecimento no sistema, robustecer o sistema do ponto de vista profissional e ter operacionais mais habilitados para responder a situações de emergência", afirmou.

A cerimónia contou ainda com a presença de Carlos Mourato Nunes, presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e de Pedro Ribeiro, vice-presidente da CIM da Lezíria do Tejo. Ambos se congratularam com o protocolo assinado e com o trabalho conjunto, que será realizado de forma mais efetiva no futuro.

IMG 6203

 

 

 

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo consegue parecer favorável e avança com projeto de Hidrogénio

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) conseguiu um parecer favorável da sua Manifestação Interesse quanto ao “Projeto Importante de Interesse Europeu Comum (IPCEI) Hidrogénio”, no passado dia 27 de...

31-07-2020

Castelo do Bode em destaque na sessão de apresentação das Estações Náuticas do Centro

A praia fluvial de Fernandaires, no concelho de Vila de Rei, foi o palco escolhido para a sessão oficial de apresentação das Estações Náuticas do Centro de Portugal, no dia...

30-07-2020

Protocolos formalizam arranque dos Gabinetes de Apoio ao Emigrante no Médio Tejo

A reunião do Conselho Intermunicipal desta quinta-feira, dia 30 de julho, ficou marcada pela assinatura dos protocolos celebrados com a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e os municípios...

30-07-2020

Estação Náutica de Castelo do Bode representada no novo portal NauticalPortugal

  Hoje, pelas 16h00, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar irá apresentar o Portal da Rede das Estações Náuticas de Portugal (ENP) – www.nauticalportugal.com. Neste novo portal encontra-se...

16-07-2020

São hoje conhecidas as Maravilhas da Cultura Popular do distrito de Santarém

Hoje realiza-se o programa da final distrital de Santarém relativo à eleição das 7 Maravilhas da Cultura Popular, a ser emitido a partir de Mação, em concreto da praia fluvial...

15-07-2020

Autarcas do Médio Tejo recebem placas dos Espaços M

As placas identificativas dos Espaços M, do Projeto Maria, foram entregues aos autarcas do Médio Tejo na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada no dia 9 de julho.

13-07-2020

Rede de Ofertas Profissionalizantes para o ano letivo 2020/2021

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo coordena o processo de concertação das ofertas formativas profissionalizantes para o Médio Tejo do qual fazem parte os Agrupamentos de Escola / Escolas Não...

08-07-2020

Assembleia Intermunicipal aprova Relatório de Gestão e apresenta atividade da CIM do Médio Tejo

  A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo reuniu ontem, dia 30 de junho, com a presença dos líderes de bancada, nas suas instalações em Tomar, e em videoconferência com...

01-07-2020

Rede de serviços essenciais de transporte em vigor

Encontra-se em funcionamento, no Médio Tejo, uma rede de serviços essenciais de transporte público, que vai ficar vigente durante todo o período de férias escolares.

01-07-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP