CIM do Médio Tejo acolheu 5ª Jornadas Técnicas de Sistema de Informação Geográfica

 

IMG 5199 edit

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo acolheu, no dia 16 de maio durante a manhã, as 5ª Jornadas Técnicas de Sistema de Informação Geográfica (SIG), sob o tema SIG e Inovação Territorial.

A ação, promovida pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) em parceria com a Esri Portugal e a CIM do Médio Tejo, contou com cerca de 60 participantes e um conjunto de apresentações.

Na sessão de abertura, Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, salientou que “para os Municípios e para a CIM do Médio Tejo as questões dos Sistemas de Informação Geográfica é algo que está presente em praticamente todas as áreas de atuação”.

O secretário executivo da CIM do Médio Tejo lembrou que “as Autarquias e as CIM`s tratam de mais de vinte áreas completamente diferentes” e que “neste contexto, o Sistema de Informação Geográfica é uma plataforma transversal, que está na base do nosso trabalho e é um elemento essencial, sendo omnipresente em todas as áreas de atuação como ferramenta fundamental de apoio”.

IMG 5196 edit

De seguida, foi vez de Rita Anastácio, em representação do Instituto Politécnico de Tomar, falar da envolvência e do trabalho que o IPT tem encetado na área do Sistema de Informação Geográfica, salientando que o IPT continua disponível para “trabalhar em estreita articulação” com a CIM do Médio Tejo no desenvolvimento de mais projetos.

“Esta é uma área fundamental, nomeadamente, ao nível da educação e junto das crianças, para explicarmos que a ciência e a tecnologia andam juntas, mas é preciso pensar que temos de ser críticos sobre os resultados que a tecnologia nos dá e é esse o trabalho que estamos a fazer, ao dispor da CIMT e em parceria com a Esri”, fez notar Rita Anastácio.

Já Rui Sabino, CEO da Esri Portugal, avançou que os dois dias do evento vão contar com “muitas apresentações sob o tema SIG e Inovação e a CIM do Médio Tejo, com os seus projetos, já nos habitou a isso”.

“Nos últimos 15 anos, a CIM do Médio Tejo foi-nos desafiando e foi-nos transmitindo a ideia que queria ir mais além nesta área. E foi, muitas vezes, uma referência para os nossos clientes”, vincou o CEO da Esri Portugal, deixando o desafio para que as próximas jornadas possam voltar à sede da Comunidade.

Após as boas vindas, passaram-se às apresentações.

Ana Esteves, coordenadora da Unidade de Ordenamento e Gestão do Território/Recursos Naturais na CIM do Médio Tejo, procedeu à apresentação dos Projetos SIG no Médio Tejo e referiu-se a um conjunto de projetos, que são tutelados pela CIM do Médio Tejo, e que estão a ser aplicados nos 13 Municípios.

Por exemplo, Ana Esteves fez referência ao Transporte a Pedido, a área da Energia, Proteção Civil e Florestas, tendo neste ponto passado à apresentação do sistema MACFIRE – Gestão de Ocorrências. E ainda fez um olhar sobre a envolvência do SIG na gestão integrada das infraestruturas rodoviárias, no PDM, nas ocorrências no espaço público, no ordenamento do território, na gestão urbanística e na gestão de faixas de combustível.

De seguida, coube a Hélder Marques, da Unidade de Planeamento Estratégico de Projetos Intermunicipais da CIM do Médio Tejo, apresentar a plataforma ArcGIS para o Ensino e, em concreto, o PEDIME -  Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação do Médio Tejo.

Já Rui Santos, da Esri Portugal, focou, concretamente, a sua apresentação na plataforma ArcGIS. Por último, Gonçalo Nunes, também da Esri Portugal, referiu-se à Plataforma ArcGIS. V10.7.

O dia continuou nas instalações do IPT com os workshops “Como Tirar partido da plataforma Cloud Esri” e “Como migrar os Projetos ArcMap pata ArcGIS Pro”.

As 5ª Jornadas Técnicas de Sistema de Informação Geográfica continuaram, no dia 17 de maio, no IPT, com um programa bem preenchido, dando especial realce, novamente, ao SIG e à Inovação Territorial.

IMG 5203 edit

 

Notícias

Prev Next

Praia Fluvial de Aldeia do Mato (Abrantes) recebe gratuitamente wakeboard este fim-de-semana

No próximo fim de semana, dias 17 e 18 de agosto, todas as pranchas rumam à praia fluvial de Aldeia do Mato, Abrantes, onde vai ser possível praticar gratuitamente wakeboard. Esta...

13-08-2019

Localização dos Postos da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento

  Veja aqui:    Localização dos Postos da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento   Foto: DR

12-08-2019

Castelo de Board: Experiências náuticas gratuitas em Montes reagendadas para setembro

  Devido a dificuldades técnicas, as experiências náuticas gratuitas previstas para os dias 3 e 4 em Montes, Tomar, integradas no âmbito do programa Castelo de Board, já não se irão...

02-08-2019

CIM do Médio Tejo prepara concurso de serviço público de transporte de passageiros para a região

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo analisou e debateu, no dia 25 de julho, o processo de contratualização do Serviço Público de Transporte de Passageiros para a região...

31-07-2019

CIM do Médio Tejo adere ao Pacto para a Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou, no dia 25 de julho, em Tomar, a formalização da adesão ao Pacto para a Conciliação – Sistema de Gestão da...

30-07-2019

PART com novos descontos e campanha de comunicação a partir de setembro

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, reunido no dia 25 de julho, em Tomar, tomou conhecimento do ponto de situação sobre a aplicação do Programa de Apoio à...

30-07-2019

CIM do Médio Tejo toma posição e manifesta a sua solidariedade pelos Municípios de Mação, Sertã e Vila de Rei

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo deliberou hoje, por unanimidade, manifestar a total solidariedade para com os Municípios de Mação, Sertã e Vila de Rei, que foram assolados...

25-07-2019

Mais dois meses de wakeboard gratuito em Castelo do Bode

Até 30 de setembro há cinco locais diferentes para experimentar wakeboard, com praias fluviais “Bandeira Azul” na albufeira de Castelo do Bode. Quem quiser experimentar wakeboard tem ainda mais de dois...

25-07-2019

Caminhos da Água levaram artistas de 7 países ao Médio Tejo

  O segundo ciclo do Caminhos – Programação Cultural em Rede teve lugar nos últimos dois fins de semana em 7 municípios do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere...

24-07-2019

Eventos

Est-2020

sig

Vive o Empreendedorismo

central-compras

transporte-a-pedido