Relatórios de Gestão

CIM do Médio Tejo aposta uma vez mais no projeto Maria

maria

Apostada em dar continuidade à sua intervenção na área da Violência Doméstica e de Género, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo já arrancou com o projeto Maria II, que ficará vigente no território até novembro de 2022.

Este projeto, que compreende um investimento total de cerca de 120.500,00€, e de 102.425,00€ de Fundo Social Europeu, tem como principais objetivos consolidar as respostas municipais e intermunicipais à problemática da violência doméstica e de género existentes; combater o fenómeno da violência doméstica e de género; aumentar o número de casos reportados e sensibilizar e informar para as questões da violência doméstica e de género na região do Médio Tejo.

Direcionado para as vítimas e potenciais vítimas, para os técnicos de intervenção, docentes, estudantes e idosos, o Maria II tem como prioridades temáticas a Promoção da Igualdade entre Homens e Mulheres, a Igualdade de Oportunidades e da Não Discriminação e a Inovação na partilha comum de procedimentos e instrumentos de trabalho.

Recorde-se que durante a primeira fase do projeto, que terminou em outubro de 2019, foram implementadas treze estruturas de apoio e atendimento, em cada um dos municípios da região; foram promovidos diversos workshops a técnicos de intervenção e a professores e foram produzidos materiais formativos, informativos e pedagógicos sobre a temática.

Atualmente, para o Maria II estão previstas um conjunto de iniciativas. Através das Estruturas de Apoio e Atendimento, já criadas, será possível proceder-se ao apoio psicológico, social, jurídico, de saúde e de educação, entre outras formas de apoio, a um conjunto vasto de pessoas.

O Maria II contempla dinâmicas participativas, a apresentação e discussão de resultados e práticas, através da realização de seminários temáticos e de ações de sensibilização, tudo centrado na temática da violência doméstica e de género.

Por último, até 2022, o projeto prevê ainda a produção e divulgação de materiais formativos, informativos e pedagógicos.

No início deste mês, na CIM do Médio Tejo, em Tomar, realizou-se uma reunião com os técnicos e envolvidos no projeto para operacionalizar esta fase II.

IMG 7533 edit

Na reunião, foi apresentado e discutido o Protocolo de atuação comum das redes locais de resposta integrada à problemática da violência doméstica e de género.

O presente protocolo será estabelecido tendo em conta os princípios e objetivos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 “Portugal + Igual” (ENIND), em linha com a Declaração e Plataforma de Ação de Pequim da ONU, de 1995, e com a Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica, (Convenção de Istambul), de 2011.

Na reunião foi também apresentado o projeto “Menin@s - Igualdade e Não Violência”, da Associação Igualdade.pt, da qual esta CIM é parceira.

O projeto tem como objetivos a prevenção primária da violência contra as mulheres e da violência doméstica e a promoção de uma cultura de não violência, de direitos humanos, de igualdade e não discriminação, envolvendo na intervenção toda a comunidade educativa do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico da região do Médio Tejo.

Menin@s - Igualdade e Não Violência” prevê um conjunto de ações que passam pelo desenvolvimento de uma formação avançada dirigida à equipa do projeto nas áreas da violência doméstica e violência contra as mulheres e da educação não formal; a dinamização de seminários de apresentação do projeto e seus resultados alcançados; desenvolvimento de workshops dirigidos a profissionais de educação; desenvolvimento de ações de sensibilização dirigidas a mães, pais e encarregados/as de educação; promoção de atividades de sensibilização dirigidas a crianças em ambiente de sala de aula, entre outras iniciativas.

De salientar que a CIM do Médio Tejo e os seus 13 municípios associados pretendem consolidar as respostas que foram criadas no âmbito do primeiro projeto Maria.

Para a CIM do Médio Tejo é uma necessidade alavancar toda a estrutura criada e definida para que se possa consubstanciar numa resposta efetiva às situações de violência doméstica e de género que existem ou possam surgir na região.

Esta rede intermunicipal é desdobrada em treze redes locais, cada uma relativa a um dos treze concelhos da região do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

O Projeto Maria é financiado pelo POISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Notícias

Prev Next

Caminho de Fátima no Médio Tejo, uma jornada de introspeção e de descoberta

  Fátima é um destino incontornável situado na região do Médio Tejo, no centro de Portugal. É devido a esse facto, que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios...

17-04-2024

CIM Médio Tejo integra projeto europeu HITTS, nova parceria Interrreg Sudoe

  Foi ontem, dia 16 de abril, aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto transfronteiriço HITTS (Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability), em que a CIM Médio...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

Realização da 1.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo

Terá lugar no próximo dia 8 de abril,  pelas 21h00,  na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar a 1.ª reunião ordinária de 2024 da Assembleia Intermunicipal da CIM...

04-04-2024

Médio Tejo na quinta edição da Smart City Expo Curitiba

Depois da participação na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, em novembro de 2023, e a convite de Roberto Viruel Marcelino, Diretor de Relações Governamentais iCities, a CIM do Médio...

02-04-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP