CIM do Médio Tejo parceiro em Fórum sobre Soluções de Mobilidade baseadas em Hidrogénio

 MG 5278 edit

O Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, acolheu, no dia 17 de maio, o Fórum Internacional de Mobilidade Sustentável, onde o tema do Hidrogénio assumiu grande destaque.

O evento, que juntou mais de uma centena de pessoas especialistas e interessados na temática, focou o hidrogénio como uma solução de futuro e deu a conhecer o trabalho que está a ser realizado pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em estreita articulação com a MédioTejo21 – Agência Regional de Energia e Ambiente e os Institutos Politécnicos de Tomar e Portalegre.

O motivo prende-se com o facto da região do Médio Tejo ter sido considerada, em 2017, a Região Piloto do Hidrogénio.

Atualmente, o Médio Tejo é a única região, a nível nacional, com protocolo assinado com “Fuel Cells and Hydrogen 2 Joint Undertaking” (FCH2 JU), estando numa posição de dianteira para conhecimento do que se passa a nível europeu e mundial sobre o tema.

Para além do protocolo assinado com a FCH2 JU, a CIM do Médio Tejo estabeleceu um Protocolo de Colaboração com a Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2), promoveu a constituição de um Grupo de Trabalho envolvendo especialistas e entidades, nomeadamente o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Politécnico de Portalegre e a Agência Regional de Ambiente e Energia do Médio Tejo e Pinhal Interior Sul, diligenciando reflexões sucessivas e recolhas de visões globais, sectoriais e restritas, explorando a adesão voluntária de empresas e participantes.

Nesta sequência, e em resultado do Grupo de Trabalho, foi estabelecido elaborar um documento intitulado “Hidrogénio - Propostas para um Plano de Ação 2020-2030,” como contributo para o arranque das ações e projetos a desenvolver com todos os potenciais stakeholders a envolver.

O documento elenca projetos pertinentes para impulsionar a adesão a investimentos com o Hidrogénio e enquadra-se em três grandes Eixos de Intervenção: Educação e Formação Profissional, Agenda do Hidrogénio para a região do Médio Tejo e Informação e Promoção do Hidrogénio como vetor energético.

Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, referiu-se a este Plano de Ação no decorrer do Fórum Internacional de Mobilidade Sustentável.

Na ocasião, o secretário executivo da CIM do Médio Tejo falou de um “plano com várias componentes, desde uma componente ligada à educação” como também “à informação e à divulgação do Hidrogénio”, estando previstas “algumas iniciativas concretas e inventariadas que dependem muito da oportunidade de financiamento e nas quais estamos a trabalhar e que queremos apresentar publicamente”.

“Este é um projeto em que acreditamos e queremos posicionar os nossos Municípios e as nossas empresas”, afirmou Miguel Pombeiro, tendo falado do trabalho já encetado ao nível da transição energética no Médio Tejo centrado na eficiência energética de diversos edifícios municipais e também na iluminação pública.

Coube a Vasco Estrela, na qualidade de vice-presidente da CIM do Médio Tejo, estar na sessão de abertura do evento, que contou com a presença de José Mendes, Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade e de Jorge Faria, presidente da Câmara Municipal do Entroncamento e vogal do Conselho de Administração da Fundação do Museu Nacional Ferroviário.

 MG 5270 edit

Vasco Estrela (na foto) salientou que é preciso “diversificar as fontes de energia para tornarmos as nossas empresas mais competitivas, de modo a atrair mais investimento, emprego e crescimento para a região”.

O vice-presidente da CIM do Médio Tejo falou em compromisso e no interesse que a região do Médio Tejo tem “em promover o uso do hidrogénio e perceber como é que o pode fazer”.

“Na CIM do Médio Tejo estamos a fazer um trabalho conjunto nesta matéria, com o Instituto Politécnico de Tomar e de Portalegre e, portanto, há muito tempo que andamos a debater esta matéria e encontros como este são importantes para aflorar conhecimento e para capacitar a região relativamente a esta matéria”, vincou.

De seguida, o tema continuou com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, na qual referiu que as atuais emissões de 8 gigatoneladas de CO2 emitidas anualmente podem duplicar até 2050.

IMG 5273 edit

Um cenário que precisa de ser alterado, sobretudo na próxima década, de modo a cumprir as metas definidas no Acordo de Paris, assinado por quase 200 países na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas em 2015, disse José Mendes (na foto). 

O fórum prosseguiu ao longo do dia com várias apresentações, nomeadamente, sobre os Projetos de demonstração financiados pela FCH JU na área dos transportes de mobilidade inteligente; Hidrogénio, células de combustível e mobilidade elétrica nas regiões europeias; Caso de potencial negócio de uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio em frotas cativas; Mobilidade Sustentável aplicada ao Transporte Ferroviário de passageiros e a Determinação da dimensão e estratégias operacionais ótimas do grupo de tração baseada em tecnologias de hidrogénio e de armazenamento para responder às necessidades ao nível da mobilidade.

Recorde-se que o hidrogénio apresenta diversas vantagens, nomeadamente, a sua menor pegada de carbono, caso seja produzido a partir de fontes renováveis ou mesmo a partir do gás natural.

A dinâmica internacional em torno deste vetor energético é muito grande, principalmente no Japão, nos EUA e na EU, estando Portugal numa fase ainda muito embrionária desta dinâmica. O assumir da Região do Médio Tejo como uma “Região do Hidrogénio”, além de compromisso semelhante também já assumido pelo município de Torres Vedras, representa um excelente e marcante ponto de partida para inverter o panorama nacional. Ao se tornar pioneira, a Região do Médio Tejo tem claramente vantagens para capitalizar futuros investimentos neste vetor energético, dada a perspetiva de crescente aprendizagem e consolidação de conhecimentos.

 MG 5261 edit

Fotos: CIM do Médio Tejo 

Notícias

Prev Next

Praia Fluvial de Aldeia do Mato (Abrantes) recebe gratuitamente wakeboard este fim-de-semana

No próximo fim de semana, dias 17 e 18 de agosto, todas as pranchas rumam à praia fluvial de Aldeia do Mato, Abrantes, onde vai ser possível praticar gratuitamente wakeboard. Esta...

13-08-2019

Localização dos Postos da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento

  Veja aqui:    Localização dos Postos da Rede Estratégica de Postos de Abastecimento   Foto: DR

12-08-2019

Castelo de Board: Experiências náuticas gratuitas em Montes reagendadas para setembro

  Devido a dificuldades técnicas, as experiências náuticas gratuitas previstas para os dias 3 e 4 em Montes, Tomar, integradas no âmbito do programa Castelo de Board, já não se irão...

02-08-2019

CIM do Médio Tejo prepara concurso de serviço público de transporte de passageiros para a região

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo analisou e debateu, no dia 25 de julho, o processo de contratualização do Serviço Público de Transporte de Passageiros para a região...

31-07-2019

CIM do Médio Tejo adere ao Pacto para a Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou, no dia 25 de julho, em Tomar, a formalização da adesão ao Pacto para a Conciliação – Sistema de Gestão da...

30-07-2019

PART com novos descontos e campanha de comunicação a partir de setembro

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, reunido no dia 25 de julho, em Tomar, tomou conhecimento do ponto de situação sobre a aplicação do Programa de Apoio à...

30-07-2019

CIM do Médio Tejo toma posição e manifesta a sua solidariedade pelos Municípios de Mação, Sertã e Vila de Rei

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo deliberou hoje, por unanimidade, manifestar a total solidariedade para com os Municípios de Mação, Sertã e Vila de Rei, que foram assolados...

25-07-2019

Mais dois meses de wakeboard gratuito em Castelo do Bode

Até 30 de setembro há cinco locais diferentes para experimentar wakeboard, com praias fluviais “Bandeira Azul” na albufeira de Castelo do Bode. Quem quiser experimentar wakeboard tem ainda mais de dois...

25-07-2019

Caminhos da Água levaram artistas de 7 países ao Médio Tejo

  O segundo ciclo do Caminhos – Programação Cultural em Rede teve lugar nos últimos dois fins de semana em 7 municípios do Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere...

24-07-2019

Eventos

Est-2020

sig

Vive o Empreendedorismo

central-compras

transporte-a-pedido