Estudos

Programa de Apoio à Produção Nacional divulgado em Ferreira do Zêzere

webinar FZZ apresentação 1

No passado dia 23 de fevereiro, decorreu pelas 21h00, um Webinar para empresários do concelho, organizado pelo município de Ferreira do Zêzere, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, dedicado à abertura do Programa de Apoio à Produção Nacional.

Em Nota de Imprensa a Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere refere que esta ação de esclarecimento on-line, contou com a presença do secretário executivo da CIM do Médio Tejo, Miguel Pombeiro e Sónia Santos, especialista em fundos comunitários, que fizeram a apresentação do programa. A autarquia de Ferreira do Zêzere esteve representada pelo vice-presidente, Paulo Neves, e o vereador, Hélio Antunes, que fizeram a moderação da sessão.

A presença, com grande expressão de empresários do concelho, que rondou os 40 inscritos, foi uma nota bastante positiva que o secretário executivo da CIM realçou e enalteceu. 

Recorda o município que este programa tem como objetivo apoiar diretamente o investimento empresarial, com enfoque no setor industrial e no sector do turismo, para empresas já existentes. O programa é dirigido a micro e pequenas empresas do território da CIM do Médio Tejo, onde se insere o concelho de Ferreira do Zêzere. São elegíveis, as operações inseridas na CAE REV 3:

-Indústrias extrativas (CAE 05 a 09); Indústrias transformadoras (CAE 10 a 33); Turismo: Estabelecimentos hoteleiros (CAE 551); Turismo no espaço rural (CAE 55202); Parques de campismo e de caravanismo (55300); Restauração (561); e Organização de atividades de animação turística (93293).

Trata-se de um apoio que no nosso território (Ferreira do Zêzere) vai desde os 40% de fundo perdido até 60%.

As empresas devem assumir o compromisso de manter os postos de trabalho, não havendo a exigência da criação de novos postos. No mínimo, a empresa terá de ter um funcionário afeto aos quadros da empresa. São consideradas candidaturas com uma despesa elegível entre os 20 mil e os 235 mil euros, pode ler-se na mesma informação. 

A sessão de esclarecimentos realizada, especificamente para as empresas de Ferreira do Zêzere, teve como objetivo, numa primeira parte, a explicação do aviso de concurso, dos vários pontos a ter em consideração e numa segunda parte, contou com um momento para colocação de dúvidas/questões.

Na mesma Nota de Imprensa, o município de Ferreira do Zêzere refere que se encontra disponível para eventuais esclarecimentos acerca dos programas referidos, bastando para o efeito enviar pedido de informação para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

webinar FZZ apresentação 2
Fotos e texto fonte - Munícipio de Ferreira do Zêzere 
 

CIM do Médio Tejo promoveu WEBINAR dedicado ao Programa de Apoio à Produção Nacional

IMG 9259 1

O Programa de Apoio à Produção Nacional, da CIM do Médio Tejo, foi no dia 24 de fevereiro, às 17h00, mote da realização de um WEBINAR aberto ao público em geral, por vídeo conferência.

Na sessão online estiveram perto de quarenta participantes da região, que ficaram a conhecer este novo programa de apoio, com candidaturas abertas até ao dia 31 de março. Foi também momento para o esclarecimento de dúvidas diversas sobre o referido programa de apoio, destinado a micro e pequenas empresas do Médio Tejo.

Anabela Freitas, presidente da CIM do Médio Tejo, abriu a sessão, agradeceu a participação e exaltou a importância da iniciativa.

“Todos nós sabemos que alguns setores de atividade estão nesta fase a passar por dificuldades e todos os apoios que possam vir, sejam eles por parte das autarquias, das CIM`s, sejam eles por parte do Governo central, devem ser difundidos e devem assumir especial importância”, salientou a presidente, dando conta que a CIM do Médio Tejo está disponível para prestar todas as informações necessárias e conceder apoio na elaboração das candidaturas.

Coube de seguida a Miguel Pombeiro, secretário executivo desta CIM, apresentar o Programa de Apoio à Produção Nacional, referindo todos os pormenores a ter em conta e esclarecendo as dúvidas dos presentes.

O secretário executivo evidenciou que este “aviso da CIM do Médio Tejo sai do seu Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial, representando um valor significativo de apoio a atribuir às empresas”.

Miguel Pombeiro alertou que “o Médio Tejo não tem tido um nível de aproveitamento muito forte ao regime de incentivos “normal”. Pois, conclui-se que o regime não se adequa bem ao nosso tecido empresarial, e daí a importância deste programa, que ao contrário de outros realizados no passado, não prevê a necessidade de criar novos postos de trabalho”.

A CIM do Médio Tejo recorda que Programa de Apoio à Produção Nacional concede apoios a micro e pequenas empresas da região do Médio Tejo, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

O programa presta um apoio direto ao investimento empresarial, com enfoque no setor industrial e no sector do turismo, entre outros, e tem como objetivo estimular a produção nacional e a redução da dependência face ao exterior, reforçando a agilidade de procedimentos, a eficiência na gestão e a eficácia nos resultados.

No contexto atual difícil que se vive ao nível económico, este programa vem dar um importante alento à retoma da economia, apoiando as empresas na aquisição de máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, sistemas de certificação, na transição digital e energética e na introdução de processos de produção ambientalmente mais amigáveis e que sejam um estímulo à produção nacional.

Registos da sessão:

Mais informações sobre o programa é só clicar aqui:

https://mediotejo.pt/index.php/entrada/83-pt/comunicacao/noticias/1546-programa-apoio-a-producao-nacional-tem-candidaturas-abertas-saiba-tudo-aqui

Notícias

Prev Next

Programa de Apoio à Produção Nacional divulgado em Ferreira do Zêzere

No passado dia 23 de fevereiro, decorreu pelas 21h00, um Webinar para empresários do concelho, organizado pelo município de Ferreira do Zêzere, em colaboração com a Comunidade Intermunicipal do Médio...

26-02-2021

CIM do Médio Tejo promoveu WEBINAR dedicado ao Programa de Apoio à Produção Nacional

O Programa de Apoio à Produção Nacional, da CIM do Médio Tejo, foi no dia 24 de fevereiro, às 17h00, mote da realização de um WEBINAR aberto ao público em...

26-02-2021

Municípios do Médio Tejo terão Planos Municipais para a Igualdade e a Não Discriminação

Chama-se “Médio Tejo em Igualdade” e é o mais recente projeto de âmbito social que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo com os seus 13 municípios vão levar a cabo...

25-02-2021

Programação Cultural em Rede suspensa, com expectativa de iniciar no próximo verão

Queremos “caminhar” em 2021. Pretendemos promover o encontro da cultura com o território e o encontro das comunidades com visitantes e artistas emergentes. É este o objetivo da CIM do...

24-02-2021

Programa de Apoio à Produção Nacional divulgado aos empresários de Sardoal

O Programa de Apoio à Produção Nacional foi tema de sessão de esclarecimento no dia 18 de fevereiro, ao final da tarde, numa ação promovida pelo CLDS 4G SER Sardoal...

22-02-2021

Abertas Inscrições para Formações Gratuitas que promovem a adaptação e a procura de Emprego

Foi estabelecida uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a empresa Significado - Consultoria, Formação e Informática, Lda, no sentido de promover a formação modular para empregados e...

19-02-2021

Médio Tejo: Programa de Apoio à Produção Nacional divulgado em WEBINAR

É já dia 24 de fevereiro, próxima quarta-feira, às 17h00, que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vai promover um WEBINAR sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional a...

18-02-2021

Autarcas do Médio Tejo focados na valorização do Tejo e da sua bacia hidrográfica

Durante o decorrer deste ano, os autarcas do Médio Tejo irão lutar pela valorização do rio Tejo e da sua bacia hidrográfica, em diferentes domínios. Pretende esta CIM e os seus...

11-02-2021

CIM do Médio Tejo focada no Sistema de Informação Cadastral Simplificado

A CIM do Médio Tejo tem desenvolvido um trabalho profícuo ao nível do planeamento, ordenamento e gestão do território, para promover o desenvolvimento integrado, sustentável e a coesão territorial do...

08-02-2021

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP