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PEDIME: Jogos Tracionais são motivo de aprendizagem constante para os alunos do Médio Tejo

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O convívio, a aprendizagem e a motivação são apenas algumas das características que norteiam, todas as segundas-feiras à tarde, as turmas de primeiro ciclo da Escola Básica e Secundária Luís de Camões, em Constância, quando estão a praticar Jogos Tradicionais.

O projeto dos Jogos Tradicionais, surge integrado no Eixo 2 – Medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo, do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME), promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.

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Para a execução do projeto, que abrange os treze concelhos da CIM do Médio Tejo e em concreto dezoito Agrupamentos de Escolas, a CIMT, em parceria com os Municípios, disponibilizou um Kit com material didático aos diversos Agrupamentos de Escolas da região.

Entre os vários materiais, destaque para uma coluna de som portátil; piões de madeira;malha; berlindes; elásticos; cordas; sacos de sarapilheira; bolas de espuma e trapos; arcos e lenços.

Em Constância, a escola tomou a iniciativa de criar uma Atividade Extracurricular de Jogos Tradicionais, e foram os alunos de 2º ano, coordenados pela professora Ana Paula Rodrigues, que encontrámos num ambiente de aprendizagem e interação constante com os materiais.

“Eles aqui aprendem a brincar”, afirmou Ana Paula Rodrigues, tendo explicado que “hoje em dia, as crianças são levadas a fazer tarefas em contexto de sala de aula, mas não há muito espaço para a brincadeira. E ao estarem a brincar deste modo, estão a desenvolver competências, porque aprendem a saltar, a coordenar o corpo, simplesmente aprendem com vontade”.

O projeto dos Jogos Tradicionais, do PEDIME, pretende que os alunos desenvolvam um conjunto de competências que passam pelorelacionamento interpessoal, o desenvolvimento pessoal e a autonomia, responsabilidade, criatividade, o bem-estar, a saúde e o ambiente e a consciência e domínio do corpo.

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Em Constância, a realizar uma ação de acompanhamento ao projeto, Filipe Martins, formado em desporto e atividade física com especialização em crianças e idosos, explicou que com o desenvolvimento dos Jogos Tradicionais no plano curricular dos alunos “não é só a vertente do jogo e alguma competição que está em causa. É sobretudo o sentido de entreajuda, camaradagem, relacionamento, o ajudar o colega a realizar a atividade, tudo isto possibilita um trabalho de equipa e de socialização, que muitas vezes não é considerado no contexto escolar”.

“São 23 Jogos Tradicionais que estão incluídos neste projeto. E através de sessões de capacitação realizadas para os professores, apresentámos dois grandes grupos: jogos infantis e jogos desportivos”, referiu Filipe Martins, tendo explicado que “os jogos infantis são sobretudo direcionados para o pré-escolar. São jogos de imitação, como a macaquinha do chinês, o rei manda…são jogos que requerem uma organização em grupo. Depois, temos os jogos desportivos que passam pelo saltar à corda, o jogo da malha, do saco, o berlinde, o pião, o jogo do galo”, etc.

Sobre a interação que os alunos têm encetado com os Jogos Tradicionais, Filipe Martins contou que alguns já conheciam os jogos, através dos pais, outros nem por isso. “Com a diversidade de jogos que existem, e com a concentração e disciplina que cada jogo exige, os alunos não pensam em fazer outras coisas, não brigam, não ficam distraídos e têm tendência a pedir o material fora do contexto da sala de aula”.

Em suma, este projeto, do PEDIME, pretende que as crianças usufruam de um tempo e espaço para experienciarem realidades simples e lúdicas, onde com poucos recursos e imaginação se conseguem criar dinâmicas e momentos de diversão e aprendizagem fundamentais para saberem viver em conjunto. Promove um espírito de camaradagem e convívio saudável com os companheiros e amigos e coloca corpo e mente a brincar.

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.

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Jogos Tradicionais que decorrem nos 18 Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo:

- Jogo das Cadeiras

- O Rei Manda

- Jogo do Galo

- Mamã dá Licença

- Mensagem

- Jogo do Pião

- Jogo da Macaca

- Escondidas

- Berlinde

- Jogo da Malha

- Jogo do Elástico

- Macaquinho do Chinês

- Saltar à Corda

- Corrida de Sacos

- Jogo do Mata/Piolho

- Apanhada

- Jogo do Camaleão

- Gato e o Rato

- Jogo da Corrente

- Cabra Cega

- Lencinho da Botica

- Barra do Lenço

- Tração com Corda