Qualificação Profissional

Eficiência Hídrica

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está apostada em trabalhar a área da Eficiência Hídrica.

A exemplo realizou-se no dia 1 de julho de 2019, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a formalização da escritura pública da Tejo Ambiente - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo, que engloba os Municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Este projeto visou a criação de instrumentos alinhados no âmbito da nova estratégia para o sector do Abastecimento de Água (AA) definida pelo “PENSAAR 2020 – a qual assenta numa “estratégia menos centrada na realização de infraestruturas para o aumento da cobertura e focaliza-se mais na gestão dos ativos e na qualidade dos serviços prestados com uma sustentabilidade abrangente”.

A importância deste projeto deveu-se ao facto de existirem ainda situações de abastecimento de água com problemas de qualidade, sendo por isso essencial efetuar os investimentos necessários à garantia da qualidade da água, contribuindo desse modo para o cumprimento da diretiva da Qualidade da Água para Consumo Humano, bem como ao elevado número de perdas de água existente.

Projetos em desenvolvimento

Médio Tejo – Cadastro das Infraestruturas em Baixa

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Eficiência Hídrica

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo – Cadastro das Infraestruturas em Baixa

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto enquadra-se no aviso de concurso do PO SEUR 12-2015-16 –“Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes nos sistemas em baixa”; Eixo prioritário 3 – “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”; Objetivo Específico – “Otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água”.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

A operação promove iniciativas integradas de modernização e articulação intermunicipal como forma de obter economias de escala e gerar massa crítica, capaz de melhorar as competências da região e fomentar a cooperação territorial face à melhor capacidade de organização e resposta municipal e partilha uniformizada de informação.

O objetivo primordial visa a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas das redes de abastecimento de água (AA) e saneamento águas residuais (SAR) existentes, promovendo iniciativas integradas de conhecimento de informação infraestrutural dos referidos sistemas, pela elaboração do seu cadastro e adequação dos serviços de administração na sua utilização e manutenção, como garante da eficaz, eficiente e sustentável gestão das infraestruturas, incrementando a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas no âmbito do ciclo urbano da água.

icon-AI-acoesAÇÕES

- Elaboração do cadastro de infraestruturas de abastecimento de água (AA) e saneamento de águas residuais (SAR), existentes nos sistemas em baixa e aquisição de software para utilização e manutenção do sistema de informação das redes.

Dotação das entidades gestoras dos sistemas em baixa de informação cadastral das redes de forma a apoiar a eficiência operacional das referidas entidades, designadamente numa gestão eficiente dos recursos ao nível dos ativos e qualidade de serviço prestado, bem como dotação de infraestrutura aplicacional de apoio na gestão e manutenção da informação geográfica associada às redes.

- Execução de ortofotocartografia à escala 1:2 000

Dotação de imagem raster de algumas zonas urbanas do Médio Tejo onde existem infraestruturas de água e/ou saneamento não cobertas pela ortofotocartografia 1:2000 atualmente existente.

- Conetor de Integração com solução SIG, Localização de contadores e de locais de consumo.

Dotação das entidades gestoras de conetor (webservices) que possibilite a integração entre a informação constante no CRM (informação alfanumérica dos contadores – clientes) e a informação constante das aplicações de gestão das redes de AA e SAR (informação geográfica).

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

- Abastecimento de água - Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

- Saneamento de águas residuais - Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

- Ortofotocartografia à escala 1:2000 - Mação, Ourém, Sertã, Vila de Rei.

- Conetor de Integração com solução SIG - Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017 - 2019

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

- Aviso PO SEUR 12-2015-16;

- RESEUR portaria n.º57-B/2015 de 27 de fevereiro.

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Fundo de Coesão (85%)

Ficha de Projeto

 

Projetos concluídos

Médio Tejo – Eficiência Hídrica

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Eficiência Hídrica

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo - Gestão eficiente dos recursos hídricos supramunicipal

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

No âmbito da nova estratégia para o sector do Abastecimento de Água (AA) definida pelo “PENSAAR 2020”, o nível de eficiência operacional das entidades gestoras preconiza-se por uma gestão eficiente dos recursos ao nível dos ativos e da reabilitação dos sistemas urbanos de distribuição e adução de água, incluindo o controlo e redução de perdas, bem como garantindo a recuperação sustentável de gastos, no âmbito de uma gestão partilhada para a melhoria da eficiência hídrica e energética nos sistemas públicos de abastecimento de água.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Pretende-se induzir melhorias qualitativas nos processos de gestão e eficiência operacional de cada uma das entidades gestoras, começando por uma caracterização da situação dos recursos hídricos existentes e projetando o respetivo plano de ação (cronograma de implementação proposto ajustado de acordo com o Status Quo de cada entidade gestora, no sentido de atingir o limite máximo de 20% de água não faturada de acordo com o previsto no PENSAAR 2020).

Estas iniciativas pretendem melhorar a solução para introduzir níveis de eficiências, que num futuro próximo se traduzam numa melhoria da qualidade do serviço, assim como numa adequada acessibilidade económica para as suas populações, reduzindo os custos operacionais e meios técnicos envolvidos.

O projeto tem como objetivo principal, o fornecimento de um estudo de diagnóstico e plano de ação para uma gestão eficiente dos recursos hídricos, para os municípios de Abrantes (Serviços Municipalizados de Abrantes), Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha e Tomar, contemplando ainda um contributo para a eficiência energética nos sistemas de distribuição pública de água.

icon-AI-acoesAÇÕES

- Elaboração de Estudo de diagnóstico e plano de ação

Elaboração de Plano de ação de acordo com o diagnóstico verificado nas visitas às instalações que foram realizadas, as quais contemplaram o levantamento de dados que caracterizam o sistema de distribuição, bem como do histórico de indicadores, permitindo a caracterização de cada entidade gestora e avaliação dos recursos disponíveis e as ferramentas de gestão e controlo existentes na área técnica e comercial.

O Plano de ação focou essencialmente o Plano de investimentos, Plano de intervenção operacional e Plano de manutenção. No qual se encontram elencadas algumas medidas a implementar e respetivo esforço económico no sentido de ir ao encontro da estratégia definida pelo PENSAAR 2020 (redução das perdas de água).

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

icon-AI-timeDURAÇÃO

2016 - 2017

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

PENSAAR 2020

icon-AI-finFINANCIAMENTO

N/A

Notícias

Prev Next

Caminho de Fátima no Médio Tejo, uma jornada de introspeção e de descoberta

  Fátima é um destino incontornável situado na região do Médio Tejo, no centro de Portugal. É devido a esse facto, que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios...

17-04-2024

CIM Médio Tejo integra projeto europeu HITTS, nova parceria Interrreg Sudoe

  Foi ontem, dia 16 de abril, aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto transfronteiriço HITTS (Heritage Innovation, Territory, Tourism and Sustainability), em que a CIM Médio...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

Realização da 1.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo

Terá lugar no próximo dia 8 de abril,  pelas 21h00,  na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar a 1.ª reunião ordinária de 2024 da Assembleia Intermunicipal da CIM...

04-04-2024

Médio Tejo na quinta edição da Smart City Expo Curitiba

Depois da participação na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, em novembro de 2023, e a convite de Roberto Viruel Marcelino, Diretor de Relações Governamentais iCities, a CIM do Médio...

02-04-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP