Modernização Administrativa

Economia Circular é tema de workshop na CIM do Médio Tejo

 IMG 20191011 103123

É um tema atual, que urge aprofundar e que CIM do Médio Tejo quer pôr na ordem do dia. Neste sentido, a entidade organizou hoje, na sua sede em Tomar, um workshop sobre Economia Circular.

Direcionado aos autarcas e técnicos dos Municípios da região, a sessão destinou-se a identificar e a analisar critérios ecológicos e melhores práticas para a inclusão nos procedimentos de contratação pública, bem como apresentar boas práticas e projetos de economia circular implementados e que possam servir de exemplo.

O arranque dos trabalhos foi levado a cabo por Miguel Pombeiro, secretário executivo da CIM do Médio Tejo, tendo salientado que uma das diretrizes da União Europeia, para o próximo período de programação (2021 a 2027) é a “Economia Circular”, “uma Europa mais verde” e uma atenção focada nas “Alterações Climáticas”.

O secretário executivo explicou que o workshop se enquadrou na candidatura da CIM do Médio, aprovada no âmbito do Aviso n.º 6147/2018 - Apoiar a Economia Circular nas compras públicas, financiada pelo Fundo Ambiental.

IMG 6626 edit

Mais avançou que “está em processo de elaboração um Plano de Economia Circular nas Compras Públicas [da CIMT]. Embora, a ambição é que de facto possa ser um plano que não se vá circunscrever somente à questão das compras públicas”, referiu o responsável, tendo acrescentado que o objetivo é ter-se “uma visão mais abrangente desta temática fundamental na administração local”.

Miguel Pombeiro indicou ainda que o workshop foi apenas uma primeira iniciativa que servirá de mote a outras sobre o tema, uma vez que este é um assunto que se reveste “de grande importância para as autarquias”.

Dadas as boas vindas, passou-se à apresentação do tema. Os convidados e oradores da sessão foram Cláudia Coelho e Carlos Llera, da PWC, empresa que em coordenação com a CIM do Médio Tejo está a trabalhar no “Plano de Economia Circular nas Compras Públicas”.

IMG 20191011 103054

Carlos Llera, da PWC, enumerou vários exemplos onde a Economia Circular já é uma realidade e está cada vez mais a emergir, tendo dado como exemplo a Holanda.

O responsável referiu que para a elaboração do Plano de Economia Circular nas Compras Públicas foi efetuada uma análise das categorias de compras da Central de Compras da CIMT, foi identificada quais os critérios ecológicos e de circularidade para inclusão nas compras da entidade. Foi efetuada uma análise das tendências globais/nacionais em matéria de economia circular e uma análise de melhores práticas implementadas por um conjunto de pares da CIMT em matéria de economia circular.

Realizada a apresentação do Plano de Economia Circular, a adotar pela CIM do Médio Tejo, passou-se à apresentação dos potenciais eixos de atuação e ações a desenvolver sobre a atemática. Auscultou-se os presentes através de um questionário e definiram-se os próximos passos.

O público presente, caracterizado sobretudo pelos técnicos dos municípios, aproveitou para esclarecer dúvidas e tecer alguns comentários sobre o assunto, tendo ficado a CIM do Médio Tejo de dar continuidade ao desenvolvimento e debate do tema em próximas iniciativas a agendar.

 

capa

Fotos CIM do Médio Tejo

Notícias

Prev Next

Rede de transportes para todos os passageiros do Médio Tejo com novo aumento da oferta a partir de 1 de junho

Com o arranque das aulas presenciais para os alunos do ensino secundário e com a abertura de um conjunto de serviços no dia 18 de maio, considerou a CIM do...

29-05-2020

Médio Tejo: Abertura gradual de Museus deve considerar recomendações de boas práticas

Desde o passado dia 18 de maio, que os Museus poderão abrir as suas portas ao público, após o período de confinamento social. Neste sentido, a Rede de Museus do...

21-05-2020

Rede de transporte alargada e gratuita para todos os passageiros do Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus Municípios associados, em estreita articulação com os Operadores de Transporte, procederam ao alargamento da rede de serviços essenciais de transporte, vigente...

16-05-2020

Programa Caminhos suspenso

Devido à situação epidemiológica do Coronavírus – COVID-19 que assola o país, a CIM do Médio Tejo e os seus municípios associados decidiram no Conselho Intermunicipal, do dia 14 de...

15-05-2020

BTL agendada para 3 a 7 março de 2021

A Bolsa de Turismo de Lisboa já não se irá concretizar de 27 a 31 de maio de 2020, como inicialmente tinha sido comunicado, tendo a sua entidade organizadora, a...

12-05-2020

Utilização de Máscaras de Proteção

Segundo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) o uso de máscaras faciais pelas pessoas em geral passa a ser considerado quando houver um número elevado de pessoas num espaço interior fechado...

11-05-2020

Rede gratuita garante transporte às principais ligações do Médio Tejo

Apostada em garantir o transporte público a todos os cidadãos que necessitem de se deslocar nesta fase de pandemia que o país atravessa, a CIM do Médio Tejo, em parceria...

29-04-2020

CIM do Médio Tejo distribui pelos municípios Equipamento de Proteção Individual

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu à aquisição de equipamentos de proteção civil e material diverso, que começaram a ser entregues junto dos seus municípios associados.

27-04-2020

Rede de serviços mínimos de transporte já disponível

Dia 27 de abril entra em vigor uma rede gratuita de serviços mínimos de transporte para os cidadãos do Médio Tejo, que necessitem de utilizar o transporte público. Esta rede...

24-04-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP