Modernização Administrativa

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O Turismo Náutico é um dos produtos turísticos âncora da estratégia de desenvolvimento da região e centra-se nos ativos Albufeira de Castelo do Bode e a modalidade de Wakeboard, com vista ao desenvolvimento de uma oferta turística integrada que confira ao destino Médio Tejo cada vez maior atratividade nacional e internacional.

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Turismo

icon-AI-projPROJETO

Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo

Eixo Turismo Náutico: Castelo do Bode | Wakeboard

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O Eixo do Turismo Náutico do Médio Tejo assente no produto Castelo do Bode | Wakeboard constitui um relevante eixo turístico a dinamizar tendo em conta todo o potencial que este imenso espelho de água - o maior lago artificial de Portugal - encerra, quer no plano aquático, quer no plano de terra nomeadamente, no perímetro da albufeira.

Devido ao seu potencial turístico, que atualmente constitui já uma opção de lazer ou recreio para muitos visitantes que afluem sobretudo na época estival, quer sejam residentes na região, excursionistas ou os turistas (em lazer ou desporto) que dinamizam a oferta de alojamento existente nos concelhos ribeirinhos do Médio Tejo, prevêem-se um conjunto de ações neste eixo:

1.1 Sinalética Estância Wakeboard Médio Tejo;

1.2 Wakeboard Open;

1.3 Welcome to Castelo de Bode;

1.4.1 Promoção Turística GR Zêzere;

1.6 Promoção Internacional;

1.7 Programa de Comunicação;

1.8 Estação Náutica Castelo de Bode;

1.1 Sinalética Estância Wakeboard Médio Tejo

Aquisição e colocação de sinalética indicativa nas principais vias e entradas dos concelhos com Cable Park de forma a permitir uma circulação orientada entre os 5 Cable Parks, bem como sinalética descritiva com informação sobre o Wakeboard para uma melhor dinamização dos cinco cable Parks e para uma melhor orientação dos visitantes possibilitando a informação necessária de apoio.

1.2 /1.3 Promoção e Animação da Albufeira do Castelo de Bode (Wakeboard Open; Welcome to Castelo de Bode)

Realização de ações promocionais e eventos dirigidos ao público em geral, com o objetivo de dar visibilidade e promover o destino turístico Castelo de Bode | Wakeboard, possibilitando ao turista e visitante experimentar gratuitamente Wakeboard nos Cable Parks existentes na região, bem como outras atividades náuticas, com o objetivo de captar a atenção para algo novo e diferenciador nesta região, promovidas sob o mote de campanha “Castelo de Board”.

1.4.1 Promoção Turística GR Zêzere

Pretende-se desenvolver ações de cariz promocional integradas na estratégia delineada de valorização turística do Médio Tejo, focadas na divulgação da Grande Rota do Zêzere. Pretende-se dar continuidade na estratégia de afirmação da região considerando o potencial de recursos naturais e construídos para a pratica de turismo ativo e atividades de cultura e lazer, com uma riqueza peculiar em termos gastronómicos e imateriais.

1.6 Promoção Internacional

Pretende-se a presença em feiras internacionais, como na Boot Dusseldorf ou em outros eventos da especialidade, dedicados à temática do náutico.

1.7 Programa de Comunicação

Compreende um conjunto de ações que passam pela divulgação nacional e internacional da marca em destaque - Castelo do Bode – enquanto um espaço privilegiado para a prática de atividades desportivas e recreativas.

1.8 Estação Náutica de Castelo de Bode

Continuidade do trabalho de dinamização da Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB). A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos náuticos presentes no território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, atividades náuticas e outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas e outros utilizadores, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

O objetivo global do produto turístico integrado “Castelo do Bode | Wakeboard” é dar a conhecer o produto, mas também o destino.

Outros objetivos associados aos projetos anteriormente referidos são:

- Criar a primeira estância do mundo de wakeboard, criando infraestruturas próprias em cinco praias fluviais de Castelo do Bode;

- Intensificar a promoção do produto e do destino, tanto no mercado internacional como no mercado nacional, para captação de públicos internacionais especializados (tendo em conta a forte expansão da modalidade do wakeboard em diversos mercados) e novos entusiastas da modalidade.

icon-AI-acoesAÇÕES

Programa de integração e ativação do património natural e equipamentos náuticos:

- Implementação de novos eventos associados às temáticas náutica e de natureza

- Instalação de sinalética de orientação rodoviária de acesso aos cable parks e de painéis informativos sobre a estância de wakeboard

- Iniciativas promocionais para demonstração e experimentação da modalidade

- Ações de ativação comunicacional digital e offline

Programa de Comunicação do Turismo Náutico

- Assessoria de comunicação

- Participação em feiras da especialidade

- Marketing digital

- Relações públicas externas

- Press trips

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Constância, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Sertã, Tomar, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017-2020

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

N/A

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Centro 2020 / Portugal 2020/ União Europeia

Visitar página do projeto Castelo de Bode Wakeboard

Programação de verão 2021 do destino - Castelo do Bode 

 

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icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Turismo e Cultura

icon-AI-projPROJETO

Produtos Turísticos Integrados de Base Intermunicipal do Médio Tejo

Eixo Turismo Religioso: Fátima | Tomar

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O Eixo do Turismo Religioso do Médio Tejo está assente nos polos Fátima e Tomar e visa responder aos seguintes desafios:

- potenciar a visitação a todo o território através da promoção integrada dos atrativos Fátima e Tomar (UNESCO/ Convento de Cristo);

- cooperar para reforçar a notoriedade nacional e internacional das marcas patrimoniais do território;

- exponenciar o potencial turístico conjunto destas importantes marcas culturais em benefício do território e do desenvolvimento sustentado que o turismo pode gerar nos território;

- contribuir para atenuar os efeitos da sazonalidade e aumentar a estada média na região;

- fomentar uma maior articulação das entidades e agentes da região a operar no setor do turismo;

Nesse sentido, este eixo de intervenção foi estruturado em diferentes componentes e iniciativas, com vista a dar uma resposta mais integrada e articulada ao nível da oferta:

• Programa de integração e ativação do património cultural religioso:

- Fátima-Tomar Stayover

• Programa de qualificação e valorização dos caminhos e itinerários da fé e da espiritualidade:

- Caminho Português de Santiago

- Caminho de Fátima (variante de ligação de Fátima a Tomar, e à Rota da Prata)

- Rota dos Pastorinhos

• Programa de integração dos eventos e do património religioso - imaterial e material do Médio Tejo:

Páscoa no Médio Tejo (celebrações e tradições pascais)

• Programa de comunicação do eixo estratégico turismo religioso:

Ações de comunicação das iniciativas Fátima-Tomar Stayover e Páscoa no Médio Tejo

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Pretende-se contribuir para uma melhor estruturação da oferta, bem como comunicar de forma integrada o produto Fátima-Tomar e o destino Médio Tejo, com vista aos seguintes objetivos globais:

- Promover a ideia de que Fátima-Tomar também é um destino de “escapadinha”; mostrar que as experiências associadas à marca “Fátima-Tomar” não são só conotadas com a fé católica mas que abarcam um conjunto diversificado de outras ofertas; potenciar o aumento das estadas médias, incentivando reservas de duas ou mais noites na região; convidar os turistas a viajar pelo Médio Tejo por via das experiências oferecidas e/ou comunicadas em todo o território, dando a conhecer que existe uma região envolvente com muitos atrativos merecedores de uma visita mais prolongada.

Em termos de objetivos específicos, os projetos inseridos no programa de qualificação e valorização dos caminhos e itinerários da fé e da espiritualidade – Caminho Português de Santiago, Caminho de Fátima e Rota dos Pastorinhos – pretendem reforçar o esforço das várias entidades em elevar os ‘caminhos’ a produto turístico-cultural de excelência, articulado, bem sinalizado, de forma a melhorar a experiência dos milhares de peregrinos e visitantes que anualmente atravessam a região.

Na ação “Páscoa no Médio Tejo”, e considerando que as comemorações e tradições pascais no Médio Tejo apresentam já atratividade suficiente para constituírem uma oferta turística que importa divulgar antecipadamente de forma articulada e integrada, pretende-se com esta ação contribuir para reforçar a relevância do eixo Turismo Religioso, quer para atenuar o fenómeno da sazonalidade do destino, quer para potenciar o aumento do indicador de estada média.

icon-AI-acoesAÇÕES

Principais ações a desenvolver:

Stayover Fátima-Tomar

Pressupõe todo um trabalho de estruturação de novas ofertas e experiências e de articulação entre agentes da oferta turística. As iniciativas e ações a concretizar são: ação de estruturação de produtos; plano de comunicação; e gestão e acompanhamento da campanha. Para a concretização da campanha prevê-se o envolvimento da Associação Empresarial de Ourém, para além das demais associações representativas das atividades ligadas ao turismo na região do Médio Tejo, para a realização conjunta das ações previstas.

Caminho Português de Santiago

Sinalização do Caminho de Santiago dentro da área geográfica do Médio Tejo, concretamente nos municípios de Ferreira do Zêzere, Tomar e Vila Nova da Barquinha, com o objetivo de colmatar a ausência de informações ou sinalização, bem como apoiar os peregrinos, facilitando a sua orientação, deslocação e comodidade. Inclui também a colocação de painéis informativos e a reprodução de um flyer informativo.

Caminho de Fátima

Ação que visa dar continuidade aos trabalhos preliminares já iniciados e tem como objetivo identificar e sinalizar as principais vias de acesso a Fátima a partir de Tomar, assinalando locais de interesse e de apoio aos caminhantes destes percursos. Prevê também a colocação de marcos (miliários e simples) entre Tomar e Fátima e o estudo e análise do traçado e marcação da expansão a Nascente, completando a ligação com as rotas de peregrinação espanholas (aproximadamente 60 Km dentro da área geográfica do Médio Tejo).

Rota dos Pastorinhos

Esta Rota assenta na integração dos principais locais associados aos Pastorinhos de Fátima e às suas vivências - onde viveram e por onde passaram - disponibilizando informação resumida sobre os factos e as principais narrativas da sua passagem por estes locais, e do ponto de vista turístico, constitui também um sub-produto da marca Fátima. Esta ação será concertada entre a CIMT e o Município de Ourém e prevê a criação de conceito, imagem e produção de conteúdos, intervenções de musealização em espaço interior nos edifícios de memória, painéis interpretativos exteriores, sinalética direcional e outros suportes e a produção de material promocional e merchandising.

Páscoa no Médio Tejo

As comemorações e tradições pascais no Médio Tejo, face à procura que geram ao longo de quase um mês, apresentam já atratividade suficiente para constituírem uma oferta turística que importa divulgar antecipadamente de forma articulada e integrada enquanto contributo, quer para reforçar a relevância do eixo Turismo Religioso, quer para atenuar o fenómeno da sazonalidade do destino e potenciar o aumento do indicador de estada média.

Assim, pretende-se realizar uma campanha de divulgação com o objetivo de potenciar a importância do turismo religioso na região, beneficiando do impacte da realização do Centenário das Aparições de Fátima e extravasando o marketing de Fátima para o património cultural e religioso e os principais eventos concelhios que se realizam durante a Semana Santa. Será igualmente efetuada em paralelo uma promoção do principal património cultural e natural da região, enquanto elementos complementares à oferta, com o objetivo de reforçar a notoriedade nacional, a curto prazo, e internacional, a médio/ longo prazo, das celebrações associadas à Páscoa no Médio Tejo. As ações de comunicação passaram pela produção de vídeos e material promocional, assessoria de comunicação e campanha de marketing digital.

Programa de comunicação do eixo estratégico turismo religioso:

- Ações de comunicação da iniciativa Fátima-Tomar Stayover

Desenvolvimento de Plataforma digital

Desenvolvimento de conteúdos multimédia

Desenvolvimento e produção de diverso material de divulgação

Desenvolvimento do Branding do stayover (marca e identidade corporativa)

Assessoria de comunicação

Marketing digital

Campanhas de ativação (programa de rádio, imprensa escrita nacional)

- Ações de comunicação da iniciativa Páscoa no Médio Tejo

Desenvolvimento e produção de diverso material de promoção e divulgação

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

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2017-2020

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N/A

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Centro 2020 / Portugal 2020 / União Europeia

Visitar página do projeto Stayover Fátima-Tomar

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