ÁREA DE INTERVENÇÃO |
Mobilidade |
PROJETO |
Transporte a Pedido no Médio Tejo |
ENQUADRAMENTO |
A fase de arranque do projeto teve o apoio do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) com o intuito de promover o essencial direito à mobilidade, numa lógica de inclusão social através do estudo, desenvolvimento, aplicação e avaliação de soluções que colmatem as lacunas existentes na rede de transportes coletivos do Médio Tejo, em particular nas zonas de baixa densidade populacional. A modalidade de transporte público resultante deste processo demarca-se pelo caráter pioneiro ao permitir que seja o passageiro a solicitar o serviço (autocarro ou táxi), mediante reserva prévia da viagem, dentro dos circuitos disponíveis nas freguesias e concelhos abrangidos. |
OBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS |
Aumento da cobertura da rede de transportes coletivosGarantir uma oferta superior no que respeita à área territorial e períodos temporais, ao longo do dia e do ano, nos locais onde esta não exista ou seja deficitária. |
AÇÕES |
Estudo sobre soluções de transporte flexíveisAnálise e avaliação de novas formas de organização dos serviços de transportes públicos, que se adequem às necessidades das populações e comportem menos custos. Experiência pilotoConfirmação da viabilidade do serviço Transporte a Pedido e verificação da sua adequabilidade às necessidades da população. A experiência piloto teve lugar no concelho de Mação a partir de janeiro de 2013 e foi alargada, em maio do ano seguinte, aos concelhos de Sardoal e Abrantes (zona norte). |
CONCELHOS ABRANGIDOS |
Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha |
DURAÇÃO |
desde 2009 |
DOCUMENTAÇÃO |
Despacho 7575/2012 de 1 de junho |
ONLINE |
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FINANCIAMENTO |
FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional |