Estudos e Planeamento

PIAL - Programa Intermunicipal de Acessibilidade Local

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Mobilidade

icon-AI-projPROJETO

PIAL – Programa Intermunicipal de Acessibilidade Local

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto surge no âmbito do Programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade (POPH - Programa Operacional Potencial Humano), considerando os princípios da universalidade e da igualdade consagrados na Constituição da República Portuguesa e tendo presente que a acessibilidade constitui uma condição essencial para o pleno exercício da cidadania, vivência urbana e construção de uma sociedade inclusiva.

A primeira fase engloba a elaboração de Planos Locais de Promoção da Acessibilidade, incidindo em oito áreas urbanas do Médio Tejo e 62 edifícios públicos, a par de ações de sensibilização, formação e divulgação desta temática junto de diversos públicos. Na segunda fase encontra-se previsto o alargamento dos estudos a outros municípios do território de intervenção, a aquisição de equipamentos adequados a pessoas com necessidades especiais, assim como a criação de um símbolo de estabelecimento acessível de forma a fomentar a aplicação de boas práticas no domínio da acessibilidade, também no sector privado.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Marketing territorial

Contribuir para uma visão da acessibilidade integrada como fator diferenciador no marketing territorial, procurando sinergias e dinâmicas económicas no sector privado.

icon-AI-acoesAÇÕES

Planos Locais de Promoção da Acessibilidade

Elaboração de estudos com diagnóstico das lacunas existentes nas acessibilidades do espaço público urbano e apresentação de propostas para a sua resolução, incidindo a primeira fase em oito áreas urbanas do Médio Tejo (Abrantes, Pego, Rossio ao Sul do Tejo, Tramagal, Entroncamento, Ourém, Fátima e Tomar).

Sensibilização e formação

Realização de ações de sensibilização com o objetivo de consciencializar a população sobre o seu contributo na garantia dos objetivos da acessibilidade, ao nível da participação cívica e da utilização do espaço público;

Realização de ações de formação com os principais agentes de transformação urbana (públicos e privados) por forma a desenvolver e implementar formas inovadoras de gerir e intervir no espaço público.

Sistema de Informação Participado (pial.mediotejo.pt/pial)

Página de internet que permite a partilha de sugestões sobre a temática da acessibilidade e a exposição de situações de inacessibilidade no espaço público.

Aquisição de equipamentos

Colmatação das lacunas detetadas no espaço público urbano através da aquisição de equipamentos adequados a pessoas com necessidades especiais.

Símbolo Regional de Acessibilidade

Criação de um símbolo de acessibilidade para a região do Médio Tejo, cuja exposição identifique as infraestruturas e equipamentos de entidades sensíveis à temática da acessibilidade, nomeadamente na área dos serviços e comércio.

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

FASE 1: Abrantes, Entroncamento, Ourém e Tomar

icon-AI-timeDURAÇÃO

FASE 1: 2010 - 2012

FASE 2: desde 2014

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

n/a

icon-AI-finFINANCIAMENTO

FSE - Fundo Social Europeu

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo volta à Bolsa de Turismo de Lisboa

Apostada em promover turisticamente o seu território, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a marcar presença naquela que é considerada a maior Feira de Turismo em Portugal, a Bolsa...

24-01-2020

Aprovado Plano de Economia Circular para o Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a colocar o tema da Economia Circular na ordem do dia e dar passos importantes neste âmbito. No passado dia 16 de janeiro...

23-01-2020

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP