Autoridade de Transportes
- Detalhes
- Categoria: A.I. Mobilidade
- Publicado em 20-01-2020
Com a entrada em vigor da Lei nº 52/2015, de 9 de junho, que aprovou o Regime Jurídico de Serviço de Transporte de Passageiros, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus Municípios passaram a assumir competências de Autoridade de Transporte quanto aos serviços públicos de transporte de passageiros que se desenvolvem na sua área geográfica.
Através de Contrato Interadministrativo de Delegação de Competências do Serviço Público de Transporte de Passageiros, celebrado em 29 de junho de 2022, foram delegadas pelos Municípios na Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo as competências de organização, planeamento, desenvolvimento e articulação das redes e linhas do serviço público de transporte de passageiros.
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo exerce, assim, as competências de Autoridade de Transportes dos serviços de âmbito inter-regional e intermunicipal que se desenvolvam maioritariamente no Médio Tejo, bem como dos serviços de âmbito municipal nos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha, bem como ainda dos serviços de transportes urbanos realizados nas cidades de Abrantes e de Tomar e os serviços de transporte escolar especializado do município de Alcanena.
A atribuição da exploração destes serviços a operador de transportes foi efetuada por concurso público, tendo sido celebrado contrato de Concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros do Médio Tejo à RMTejo II – Transportes Rodoviários de Passageiros Unipessoal Lda, pelo período de 8 anos, com início da operação a 1 de agosto de 2023.
Para os serviços de transportes flexíveis, regulamentados pelo Decreto-Lei 60/2016, que enquadram os projetos “Transporte a Pedido no Médio Tejo” e “LINK – estamos ligados”, aplicam-se os mesmos princípios e regras de delegação de competências relativas aos serviços de transportes passageiros de âmbito municipal, sendo organizados pela Comunidade Intermuncipal do Médio Tejo.
Lei n.º 52/2015 – Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros
Relatório Anual Relativo ao Serviço Público de Transporte de Passageiros (2019)
Relatório Anual Relativo ao Serviço Público de Transporte de Passageiros (2020)
Relatório Anual Relativo ao Serviço de Transporte de Passageiros (2021)
A área de Mobilidade e Transportes tem sido uma prioridade de atuação da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, apostando-se numa abordagem integrada e regional com vista à estruturação de um sistema de mobilidade e transportes eficiente e sustentável no Médio Tejo, orientado para a proteção do ambiente e eficiência energética.
Uma abordagem que assegure as necessárias ligações intermunicipais, promova a intermodalidade entre os vários serviços de transporte, valorize o modo ferroviário e favoreça a utilização do transporte público, impulsione a criação de melhores condições para os modos suaves e garanta o acesso aos transportes públicos e às atividades fundamentais em termos socialmente equitativos.
No domínio da Mobilidade e Transportes, destaca-se o projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, um projeto pioneiro a nível nacional no domínio da mobilidade flexível, tratando-se de um dos projetos de maior reconhecimento e visibilidade pública sobre o trabalho que a CIM do Médio Tejo tem vindo a desenvolver, com relevante impacto na inclusão social e melhoria da qualidade de vida das populações locais, no quadro de um novo paradigma na abordagem às soluções de mobilidade no contexto nacional.
No quadro do novo Regime Jurídico do Serviço Público de Transporte de Passageiros, a CIM do Médio Tejo assume as competências de Autoridade de Transportes para a maioria dos serviços de transporte público que servem este território.

TRANSPORTES
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dispõe de competências de Autoridade de Transportes responsável pelos serviços de transporte público de âmbito intermunicipal que se desenvolvem maioritariamente na área geográfica do Médio Tejo.

A PEDIDO
O Transporte a Pedido no Médio Tejo é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível para eventual replicação em outros locais do país.