Justiça

pedime artigo

Rede Bibliotecas Públicas Médio Tejo

As BPMT procuram desenvolver-se numa filosofia de Rede, através de parcerias com os diferentes agentes, nomeadamente municípios e escolas, como espaço agregador de recursos para o desenvolvimento da literacia digital, da informação e dos média, na formação de leitores críticos e na construção da cidadania. Este trabalho colaborativo tem em vista consolidar a organização da Rede de Bibliotecas do Médio Tejo, promover a sustentabilidade destes equipamentos e proporcionar uma atualidade e fiabilidade de conteúdos que sejam garante de usabilidade para a comunidade de utilizadores.

No âmbito da cooperação das BPMT - Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo, apresentam-se os links dos catálogos online das diversas bibliotecas municipais da nossa região.

Ficha Descritiva

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Cultura

icon-AI-projPROJETO

Rede de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

Criação da rede

Atendendo à importância do trabalho colaborativo em domínios de interesse comum, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) celebraram em 28 de setembro de 2018 um acordo de cooperação visando o desenvolvimento estratégico da região no que se refere a serviços de biblioteca, nomeadamente no âmbito da criação de uma rede intermunicipal das bibliotecas do Médio Tejo. Foi assim criada a “Rede das Bibliotecas Públicas Municipais do Médio Tejo – RBPMT”.

Funcionamento da rede

O funcionamento da Rede de Bibliotecas Públicas do Médio Tejo assenta na realização de reuniões regulares da equipa de coordenação (composta por coordenador, subcoordenador e representante da CIM Médio Tejo), do grupo de trabalho (composto pela equipa de coordenação, pelos técnicos bibliotecários e/ou representante político do respetivo município) e dos subgrupos (equipas de trabalho compostas por técnicos bibliotecários que debatem temas tidos como relevantes para o trabalho em rede e para as bibliotecas em particular).

icon-AI-objMEMBROS DA REDE DE BIBLIOTECAS DO MÉDIO TEJO

A Rede é composta pelas Bibliotecas Públicas dos treze municípios que integram o Médio Tejo (Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira de Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha), bem como pelos representantes da DGLAB e da CIM Médio Tejo.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Os objetivos da Rede das Bibliotecas Públicas do Médio Tejo são:

• Criar e dar continuidade à organização e gestão de projetos de intervenção e cooperação na área das Bibliotecas Públicas;

• Contribuir para o processo de modernização administrativa tornando os processos mais eficientes;

• Promover a criação de procedimentos comuns uniformizados respeitando o princípio da equidade intermunicipal que conduzam à promoção da identidade regional enquanto comunidade;

• Realizar projetos conjuntos de apoio à comunidade do Médio Tejo, através da execução de programas nas diferentes valências das bibliotecas públicas, promovendo a sua quali-dade de vida, em constante diálogo com as Instituições e agentes de intervenção local e regional, fomentando a dinâmica do trabalho e parcerias efetivas;

• Divulgar e promover as iniciativas realizadas, nos diferentes suportes de informação;

• Participar em Encontros, Seminários, Ações de Formação e Edição de Publicações;

• Dar cumprimento aos objetivos do Plano de Atividades do GT-BPMT;

• Divulgar a marca que defina a identidade da RIBPMT.

icon-AI-acoesPARCERIAS

O GT-BPMT pode integrar ou criar parcerias com outros organismos relevantes e bibliotecas existentes nos concelhos que integram a CIMT, desde que a integração ou parceria seja apro-vada em sede de Conselho Intermunicipal da CIMT, mediante parecer do GT-BPMT.

A cooperação entre as diferentes entidades desenvolver-se-á nos domínios técnicos em que se desenvolvem as suas atividades, assente num trabalho colaborativo, tendo como finalidade o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos.

icon-AI-acoesAÇÕES

Exposição “Florestas para o futuro”

Criação da “Wikimédiotejo”

Projeto CIA (Cidadania Informada e Ativa)

icon-AI-timeDURAÇÃO

N/A

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

Projeto CIA

icon-AI-finFINANCIAMENTO

N/A

Acordo de Cooperação

 

Biblioteca Municipal Dr. Carlos Nunes Ferreira – Alcanena

 

Catálogo: https://biblioteca-catalogo.m-alcanena.pt/

Facebook: facebook.com/bibliotecamunicipal.dealcanena

Biblioteca Municipal do Entroncamento

 

Saber mais: https://bibliotecaentroncamento.wordpress.com/

Catálogo: https://biblionet.entroncamento.pt/

Biblioteca Municipal Alexandre O'Neill – Constância

 

Saber mais: bibliotecas-catalogo.constancia.pt

Biblioteca Municipal Dr. António Baião – Ferreira do Zêzere

 

Saber mais: cm-ferreiradozezere.pt/viver/biblioteca

Biblioteca Municipal de Mação

 

Saber mais: facebook.com/Macao.BibliotecaMunicipal

Biblioteca Municipal de Ourém

 

Saber mais: facebook.com/biblioteca.deourem Catálogo: biblioteca.ourem.pt/Opac

Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes – Sertã

 

Saber mais: https://catalogo.cm-serta.pt

Biblioteca Municipal António Cartaxo da Fonseca – Tomar

 

Saber mais: facebook.com/biblioteca.m.tomar

Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes – Torres Novas

 

Saber mais: facebook.com/Biblioteca-Municipal-Gustavo-Pinto-Lopes

Biblioteca Municipal José Cardoso Pires – Vila de Rei

 

Saber mais: cm-viladerei.pt

SIG: servicosonline.cm-viladerei.pt

Facebook: facebook.com/Biblioteca-Municipal-José-Cardoso-Pires

Rede Municipal de Bibliotecas de Vila Nova da Barquinha

 

Saber mais: rbe.cm-vnbarquinha.pt

Catálogo: https://bibliotecas.cm-vnbarquinha.pt

pedime artigo

Visitar site do projeto Caminhos do Médio Tejo – Programação Cultural em Rede

 

Caminhos do Médio Tejo

barra FEDER

ÁREA DE INTERVENÇÃO


Cultura

PROJETO


Caminhos do Médio Tejo – Programação Cultural em Rede

CÓDIGO DO PROJETO

CENTRO-07-2114-FEDER-000017

ENQUADRAMENTO


O projeto CAMINHOS coloca a tónica na qualificação e valorização do tecido cultural e artístico do Médio Tejo, promovendo o cruzamento entre património e criação artística e a animação do património e a itinerância de espetáculos e manifestações artísticas pelos diversos concelhos do Médio Tejo, através de uma programação cultural em rede/intermunicipal, contribuindo para a sustentabilidade dos projetos, formação de novos públicos, inclusão e maior fruição cultural e artística, tornando-a acessível a um público alargado.

 

OBJETIVOS


O projeto tem como objetivo principal reforçar a singularidade deste território e permitir uma descentralização da oferta cultural entre os destinos mais óbvios e os que estão menos explorados, que projete o património numa abordagem contemporânea e de modernidade.

Este projeto congrega os seguintes objetivos:

  • Incrementar o turismo cultural;
  • Criar emprego e riqueza, valorizando os equipamentos associados ao património;
  • Alargar os potenciais beneficiários e a captação de fluxos turísticos, dinamizando os espaços culturais existentes através de uma programação em rede;
  • Aumentar a capacidade de atração e o aumento da duração da estadia de visitantes das áreas classificadas, melhorando o apoio aos visitantes e divulgando os seus valores e recursos;
  • Encorajar o desenvolvimento do sector turístico e da economia local que a ele diretamente associada;
  • Valorizar o património edificado, imaterial e natural, através de uma abordagem contemporânea e de modernidade;
  • Promover o Médio Tejo, nacional e internacionalmente.

AÇÕES


- Principais ações comuns, a promover pela CIM Médio Tejo: Ações de promoção e divulgação.

- Principais ações a desenvolver pelos Municípios: Serviços artísticos e técnicos associados ao desenvolvimento da programação cultural.

 

CONCELHOS ABRANGIDOS


Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

 

ENTIDADE BENEFICIÁRIA

CIM Médio Tejo e Municípios do Médio Tejo

DURAÇÃO


DATA DE APROVAÇÃO

31/07/2017

DATA DE INÍCIO

27/03/2017

DATA DE CONCLUSÃO

31/08/2022

DOCUMENTAÇÃO


N/A

FINANCIAMENTO


Centro 2020 / Portugal 2020/ União Europeia

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL

595.316,33€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA

506.018,88€ (FEDER)

 

Caminhos das Pessoas

ÁREA DE INTERVENÇÃO


Cultura

PROJETO


Os Caminhos das Pessoas

CÓDIGO DO PROJETO

CENTRO-07-2114-FEDER-000243

ENQUADRAMENTO


O projeto Os Caminhos da Pessoas, pretende dar seguimento às iniciativas de programação cultural em rede no território do Médio Tejo, no sentido de se constituir como uma marca de referência para esta região, destacando-a a nível cultural, prestando um forte contributo na dinamização da economia local pela sua capacidade de acrescentar valor à cultura e património já existente e de simultaneamente, contribuir para a captação de um segmento turístico em franca expansão, como é o caso do turismo cultura.

O projeto pretende promover a qualificação e valorização do tecido cultural e artístico do Médio Tejo e fomentar a animação do património e a itinerância dos espetáculos e manifestações artísticas pelos diversos concelhos do Médio Tejo, através de uma programação cultural em rede de âmbito intermunicipal.

OBJETIVOS


Promover a dinamização, promoção e desenvolvimento de bens culturais e naturais – materiais e imateriais, como forma de diferenciação, competitividade, diminuição de assimetrias e reforço da coesão territorial, através da atratividade e promoção da imagem da região, valorização turística, mas também das pessoas e dos meios disponíveis, através de propostas artísticas e culturais de qualidade.

 

AÇÕES


Principais ações a promover pela CIM Médio Tejo: Serviços artísticos e técnicos associados ao desenvolvimento da programação cultural. Ações de promoção e divulgação.

 

CONCELHOS ABRANGIDOS


Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.

ENTIDADE BENEFICIÁRIA

CIM Médio Tejo e Municípios do Médio Tejo

DURAÇÃO


DATA DE APROVAÇÃO

02/02/2021

DATA DE INÍCIO

26/06/2021

DATA DE CONCLUSÃO

25/12/2022

DOCUMENTAÇÃO


N/A

FINANCIAMENTO


Centro 2020 / Portugal 2020/ União Europeia

CUSTO TOTAL ELEGÍVEL

309.780,65€

APOIO FINANCEIRO DA UNIÃO EUROPEIA

299.841,59€ (FEDER)

 

 

 

 

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP