PEDIME: CIM do Médio Tejo focada na valorização do Ensino Profissional

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Está em curso na região do Médio Tejo um trabalho de estudo e assessoria, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM) e da responsabilidade técnica de “Quaternaire Portugal”, no âmbito da valorização do Ensino Profissional, entendida como dimensão da estratégia educativa regional.

Nesta sequência, nos dias 4 e 5 de novembro, uma equipa da Quaternaire Portugal dinamizou, em colaboração com a CIM do Médio Tejo, algumas reuniões com diversas entidades / parceiros (Municípios, Escolas, Empregadores, Instituto Politécnico de Tomar e o Instituto de Emprego e Formação Profissional), a fim de aferir as dinâmicas associadas ao ensino profissional na região.

Durante os dois dias, debateu-se a implementação e desenvolvimento do ensino profissional (análise das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças) e procedeu-se à sistematização dos contributos para o trabalho de estudo e assessoria no âmbito da valorização do Ensino Profissional.

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De salientar que o trabalho de estudo e assessoria em curso, centrado na partilha de conhecimento e na capacitação, visa apoiar uma intervenção continuada e sustentada do sistema de atores na relevância e qualidade dos cursos profissionais e, de modo geral, dos cursos de dupla certificação.

O processo e os resultados do trabalho deverão estar alinhados com os objetivos do PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação. Nomeadamente, no que se refere à “redução do abandono escolar precoce pelo acesso a vias diferenciadoras de educação e formação e pela adequação dos perfis de formação às oportunidades de inserção no mercado de trabalho” e à “diversificação e coordenação das ofertas profissionalizantes de forma adequada às necessidades do mercado de trabalho”.

 Os principais resultados esperados com o estudo de valorização do Ensino Profissional são os seguintes:

  • -Elaboração do diagnóstico regional nos domínios sociodemográfico, educação-formação, atividade económica, profissões e emprego que suporte a estratégia educativa para o Médio Tejo 2020-2030 e o desenvolvimento da rede de cursos profissionais;
  • -Apresentação de propostas exequíveis orientadas para a relevância e qualidade do ensino profissional, em sentido restrito, e para o sucesso educativo, em sentido lato;
  • -Identificação de ações de valorização do ensino profissional junto da comunidade educativa e em colaboração com os parceiros do PEDIME;

No contexto do desenvolvimento regional e da coesão do território, a capacitação dos recursos humanos assume papel primordial. Assim, para a CIM do Médio Tejo a estratégia educativa e formativa constitui um pilar importante de uma ampla estratégia de desenvolvimento sustentável desta região.

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