IMG 6402 edit

O auditório da Escola Secundária Jácome Ratton, em Tomar, foi o local escolhido para a Reunião das Equipas Multidisciplinares do Médio Tejo, no passado dia 19 de setembro.

A iniciativa surgiu integrada nas atividades do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME), promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.

De referir que a CIM do Médio Tejo promoveu, no ano letivo transato, um conjunto de sessões de capacitação direcionadas aos técnicos das equipas multidisciplinares do Médio Tejo e aos docentes coordenadores das referidas equipas, no âmbito do decreto lei 54/2018, tendo como formadora Adelaide Franco, uma das dinamizadoras da reunião. Neste dia, conheceram-se os projetos elaborados nas sessões de capacitação e que serão aplicados nos diversos Agrupamentos do Médio Tejo.

O programa do evento contou com vários temas e oradores: “A Mudança na Educação com as Equipas Multidisciplinares”, com a presença de Adelaide Franco, (na foto) formadora das equipas Multidisciplinares e da empresa Mindset Plus, que apresentou os temas: O poder do “Mindset”, Eficácia Pessoal e o Modelo Gestão da Mudança. Foram também apresentados os projetos, acima referidos, pelos técnicos das Equipas Multidisciplinares.

IMG 6391 edit

Outro momento prendeu-se com a apresentação das Equipas Multidisciplinares no PIICIE de Leiria, com o seu coordenador Pedro Cordeiro que caraterizou a metodologia de trabalho e os respetivos instrumentos de registo utilizados na promoção da Inclusão dos alunos dos Agrupamentos de Escolas de Leiria. E, por último, realizou-se a Apresentação dos Gestores de Saúde Escolar, com os enfermeiros Fernando Nogueira e Ana Paula Gonçalves, da Unidade de Saúde Pública do Médio Tejo, que trabalharão articuladamente com as Equipas Multidisciplinares do Médio Tejo.

Em função das especificidades dos problemas de cada concelho do Médio Tejo, “cada Município contratou técnicos especializados para trabalharem com os Agrupamentos de Escolas, em concreto, com as Equipas Multidisciplinares que existem nas escolas,” começou por explicar Luísa Oliveira, coordenadora do PEDIME na CIM do Médio Tejo, tendo referido que a abordagem da problemática da Inclusão esteve na origem da iniciativa, tendo em vista a identificação de respostas adequadas.

Neste sentido, a reunião do dia 19 de setembro tratou-se de um momento de partilha e de apresentação dos projetos elaborados nos workshops realizados, podendo-se considerar um momento de desenvolvimento profissional para todos os presentes.

“Estes projetos apresentados visam três grandes áreas propiciadoras da Inclusão: uma primeira ligada ao trabalho direto com os alunos, apostando no desenvolvimento de competências específicas no âmbito das literacias, uma outra direcionada para os encarregados de educação e ao envolvimento e mobilização da comunidade. E, por último, a integração de minorias, em concreto da etnia cigana”, referiu a responsável.

IMG 6395 edit

A reunião contou ainda com a presença de Pedro Cordeiro, coordenador das equipas multidisciplinares do Município de Leiria, que deu a conhecer as metodologias e temáticas desenvolvidas bem como os instrumentos de monitorização que utilizam naquele Município. E a ocasião foi também momento para a apresentação dos Gestores de Saúde Escolar, com os enfermeiros Fernando Nogueira e Ana Paula Gonçalves.    

Atualmente, “as crianças da Educação Pré-Escolar são alvo de rastreio de acuidade visual e auditiva. Assim, cada Município terá um gestor de saúde escolar, que irá ajudar a resolver problemas no âmbito da saúde e no apoio a estes rastreios”, estabelecendo contacto com os técnicos das equipas multidisciplinares, de modo a garantir um follow up das crianças que forem sinalizadas com problemas auditivos ou visuais.

Luísa Oliveira finalizou tendo salientado que “um dos papeis da CIM do Médio Tejo é continuar a promover redes de partilha” de modo “a enriquecer as práticas desenvolvidas” em cada escola do Médio Tejo, mobilizando parceiros que otimizam os projetos existentes.

IMG 6404 edit

Apresentação dos projetos pelos técnicos das Equipas Multidisciplinares do Médio Tejo (nas fotos projetos de Abrantes e Entroncamento)

IMG 6398 edit

 

 

Notícias

Prev Next

Médio Tejo: Abertura gradual de Museus deve considerar recomendações de boas práticas

Desde o passado dia 18 de maio, que os Museus poderão abrir as suas portas ao público, após o período de confinamento social. Neste sentido, a Rede de Museus do...

21-05-2020

Rede de transporte alargada e gratuita para todos os passageiros do Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus Municípios associados, em estreita articulação com os Operadores de Transporte, procederam ao alargamento da rede de serviços essenciais de transporte, vigente...

16-05-2020

Programa Caminhos suspenso

Devido à situação epidemiológica do Coronavírus – COVID-19 que assola o país, a CIM do Médio Tejo e os seus municípios associados decidiram no Conselho Intermunicipal, do dia 14 de...

15-05-2020

BTL agendada para 3 a 7 março de 2021

A Bolsa de Turismo de Lisboa já não se irá concretizar de 27 a 31 de maio de 2020, como inicialmente tinha sido comunicado, tendo a sua entidade organizadora, a...

12-05-2020

Utilização de Máscaras de Proteção

Segundo, a Direção-Geral da Saúde (DGS) o uso de máscaras faciais pelas pessoas em geral passa a ser considerado quando houver um número elevado de pessoas num espaço interior fechado...

11-05-2020

Rede gratuita garante transporte às principais ligações do Médio Tejo

Apostada em garantir o transporte público a todos os cidadãos que necessitem de se deslocar nesta fase de pandemia que o país atravessa, a CIM do Médio Tejo, em parceria...

29-04-2020

CIM do Médio Tejo distribui pelos municípios Equipamento de Proteção Individual

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo procedeu à aquisição de equipamentos de proteção civil e material diverso, que começaram a ser entregues junto dos seus municípios associados.

27-04-2020

Rede de serviços mínimos de transporte já disponível

Dia 27 de abril entra em vigor uma rede gratuita de serviços mínimos de transporte para os cidadãos do Médio Tejo, que necessitem de utilizar o transporte público. Esta rede...

24-04-2020

Serviços de Transporte Públicos no Médio Tejo

Entre 27 de abril e 30 de junho está em vigor uma rede gratuita de serviços mínimos de transporte para os cidadãos do Médio Tejo, que necessitem de utilizar o...

24-04-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP