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O novo serviço do Transporte a Pedido surge com o intuito de avançar com experiência piloto de implementação de solução experimental de transportes que favoreça a melhoria da mobilidade nas ligações entre cidades / sedes de concelho do Médio Tejo, em complemento aos serviços existentes de transporte regular de passageiros.

O modelo proposto para a primeira fase de implementação experimental consiste na criação de serviço de transporte flexível/a pedido que ofereça ligações diretas e rápidas entre as cidades de Abrantes, Entroncamento, Fátima, Ourém, Tomar e Torres Novas, com tempos de viagem próximos dos praticadas pelo transporte individual, numa lógica de expressos regionais, que permite garantir a articulação destas cidades entre si e facilitando também o acesso das restantes sedes de concelho através de transbordo para rede regular interurbana.

A configuração do novo serviço de Transporte a Pedido observa os mesmos princípios dos serviços de transporte a pedido atualmente em funcionamento no território, com oferta de serviço em todos os dias úteis e horários atrativos ao longo do dia (frequência de cerca de 2h30 entre as circulações), proporcionando um serviço de transporte que vai ao encontro das necessidades de mobilidade da população, com maior flexibilidade e a custos baixos.

As tarifas a praticar neste serviço beneficiam de 50% desconto atribuído no âmbito do PART, com custo do bilhete a preço reduzido de 3€ e 4€ para todas as ligações entre cidades do Médio Tejo.

O passageiro tem que efetuar previamente a reserva da viagem para a Central de Reservas, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226, às 15:00h do dia útil anterior ao dia da viagem.

Brevemente, os utilizadores poderão reservar on-line as suas viagens, através do site transporteapedido.mediotejo.pt.

REDUÇÃO TARIFÁRIA NO TAP

tap novastarifas

 

Encontros

Mobilidade em territórios de Baixa Densidade - 11 junho 2014

Encontro

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programa

Apresentações

Transporte a Pedido no Médio Tejo
Secretário Executivo CIM Médio Tejo Miguel Pombeiro

Transporte flexível - conceito, características e aplicações
Consultora da TIS - Olinda Pereira

Ferramentas tecnológicas para soluções de transporte flexível
Diretor de Transporte e Mobilidade da GMV - Paulo Gomes

Galeria

Transportes Públicos – Médio Tejo – Uma Experiência Piloto - 30 maio 2013

Encontro

No passado dia 21 de janeiro, arrancou com sucesso no concelho de Mação a experiência-piloto de Transporte a Pedido, promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, que abrange uma população de cerca de 4.000 habitantes.

Trata-se de um serviço de transporte público em que o passageiro pode solicitar transporte, mediante reserva prévia da viagem que pretende efetuar, dentro dos cinco circuitos disponíveis de ligação à vila de Mação e que abrangem, para já, cinco freguesias do concelho (Aboboreira, Amêndoa, Cardigos, Mação e Penhascoso). Mediante os resultados obtidos nos primeiros seis meses experimentais, os circuitos poderão ser posteriormente alargados a outras freguesias e/ou concelhos do Médio Tejo.
Esta experiência-piloto insere-se no projeto "Transporte a Pedido no Médio Tejo – Arranque", o qual é cofinanciado a 70% pelo POVT (Programa Operacional Temático Valorização do Território), através do regulamento "Ações Inovadoras para o Desenvolvimento Urbano". Este é um projeto inovador no contexto nacional e pretende ser uma referência importante para a divulgação do transporte flexível, bem como para a eventual replicação noutros locais do país. Tem por objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária. 
Com o objetivo de divulgar os resultados da experiência piloto de Transporte a Pedido no concelho de Mação, refletir sobre os desafios do transporte a nível regional e as soluções de transporte flexível, é realizado o encontro dedicado ao tema "Transportes Públicos – Médio Tejo – Uma Experiência Piloto", que inclui intervenções por parte do Instituto de Mobilidade e Transportes e da Junta de Castilla y Léon.

Resultados da Experiência Piloto de Transporte a Pedido no Concelho de Mação (4 meses de operação)

Estatísticas de 21.03.2013 a 21.05.2013:

    • O serviço foi solicitado em 80% dos dias com oferta;
    • Foram transportados 349 passageiros.

Resultados dos inquéritos de satisfação realizados a 32 utentes:

    • 81% dos utentes manifestam satisfação com o serviço de um modo geral (6% insatisfeitos – os principais motivos de insatisfação são o preço dos bilhetes e a adequação dos horários);
    • 72% dos utentes já utilizou o serviço mais que uma vez;
    • 67% dos utentes utilizam habitualmente o serviço por motivos de saúde, e 19% para acesso a serviços;
    • 41% dos utentes utilizam o serviço com regularidade;
    • 23% dos utentes já utilizou o serviço para ligação a outros serviços de transporte, em Mação.

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