CIM do Médio Tejo centrada na aplicação de Medidas de Autoproteção nos Edifícios Municipais

 MG 3298 edit

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a operacionalizar um processo que se prende com a qualificação de edifícios no que concerne à implementação de medidas de autoproteção.

O projeto, que arrancou em março de 2018, está centrado em 283 edifícios municipais da região do Médio Tejo, que atualmente se encontram em fase de qualificação e de melhorias ao nível das medidas de autoproteção.

O assunto foi abordado no último Conselho Intermunicipal, do dia 28 de novembro, onde se fez um ponto de situação e se autorizou a prorrogação do prazo para a execução das medidas de autoproteção até junho de 2020.

Neste âmbito, o trabalho tem estado centrado em várias ações, nomeadamente: tem sido realizado um trabalho de identificação dos edifícios que careciam de medidas de autoproteção ou da sua atualização nos concelhos do Médio Tejo. Têm sido efetuadas visitas técnicas aos edifícios, que resultaram em propostas, algumas em apreciação pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, e têm sido definidas as equipas de emergência afetas a cada edifício municipal.

No âmbito deste projeto da CIM do Médio Tejo, serão realizadas ações de sensibilização e de formação sobre:

- Segurança contra incêndios em edifícios, de forma a habilitar os formandos de conhecimentos sobre as MAP do edifício, os princípios de prevenção inerentes ao edifício e como atuar em caso de incêndio;

- Atuação da equipa de emergência, de forma a habilitar os formandos de como atuar em primeira intervenção mitigando, se possível anulando, as eventuais consequências de um incêndio, utilizando para o efeito os recursos existentes na própria estrutura, salvaguardando a proteção de vidas e bens até à chegada dos Bombeiros.

- Primeiros socorros em ambiente laboral, de forma a habilitar os formandos com conhecimentos e competências, adequados e específicos à realidade de trabalho/organização, que permitam aplicar as medidas de primeiros socorros em situações de emergência que ocorram no contexto de trabalho e contribuir para minimizar as consequências adversas na saúde dos trabalhadores vítimas de acidentes e/ou de doença súbita no local de trabalho.

- Bem como a execução de simulacros que permitem testar os procedimentos de prevenção e emergência definidos e de treino dos ocupantes, com destaque para as equipas de emergência, com vista à criação de rotinas de comportamento e de atuação, bem como ao aperfeiçoamento dos procedimentos em causa.

Considera a CIM do Médio Tejo que à administração local compete assegurar o bom funcionamento dos seus serviços através da promoção da segurança dos trabalhadores e respetivos cidadãos do Médio Tejo.

Neste sentido, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tem realizado diversas ações neste âmbito junto dos municípios associados e outros organismos públicos tendo a expetativa de dar continuidade a este trabalho.

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo volta à Bolsa de Turismo de Lisboa

Apostada em promover turisticamente o seu território, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a marcar presença naquela que é considerada a maior Feira de Turismo em Portugal, a Bolsa...

24-01-2020

Aprovado Plano de Economia Circular para o Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a colocar o tema da Economia Circular na ordem do dia e dar passos importantes neste âmbito. No passado dia 16 de janeiro...

23-01-2020

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP