Projeto Maria com novos workshops e documentos orientadores para maior apoio à vítima

reuniao

Decorreu no dia 16 de setembro, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a reunião intermunicipal do Projeto Maria, que juntou os parceiros do projeto, nomeadamente os técnicos de ação social dos 13 municípios do Médio Tejo.

A sessão iniciada pela coordenadora do Projeto, na CIM do Médio Tejo, Sónia Santos, prendeu-se com a divulgação dos workshop`s que irão decorrer, nos dias 21 e 28 de setembro, direcionados a professores e a toda a comunidade que tenha interesse no tema da Violência.

IMG 6346

“Violência no Namoro” foi o tema escolhido para ser ministrado em Tomar, a 21 de setembro, e no Entroncamento a 28 do mesmo mês. “Violência Doméstica” será a temática a abordar em Sardoal a 21 de setembro, e em Ourém a 28.

Os workshop`s surgem integrados no âmbito do Projeto Maria e contam com várias abordagens que irão dar conhecer o fenómeno da Violência Doméstica e no Namoro, conceitos gerais e específicos, fatores de risco e de proteção de violência doméstica/namoro; impactos da vitimação, análise e discussão de casos, entre outros aspetos essenciais a quem se relaciona com a problemática no seu dia a dia.

De seguida, na reunião de trabalho, passou-se à validação do Plano Individual de Segurança, dos três guiões informativos sobre a temática da violência doméstica e de género e dos protocolos de atuação comuns das redes locais de resposta integrada à mesma problemática. Documentos essenciais para um trabalho concertado e estruturado em rede, tal como prevê o Projeto Maria.

Presente na reunião, Ricardo Baúto, coordenador científico do Projeto Maria e profissional no Laboratório de Ciências Forenses e Psicológicas Egas, apresentou os guiões informativos sobre a temática da violência doméstica e de género, explicando que se trata de um documento direcionado aos técnicos e que visa “organizar ideias e ser facilitador do trabalho no terreno”.

“Está pensado de acordo com as necessidades mais prementes e com aquilo que sentimos ser mais imediato e necessário quando fazemos atendimento [às vitimas]”, salientou.

IMG 6361

Ainda sobre os três guiões informativos, Ricardo Baúto referiu revestirem-se de grande importância para que os técnicos “possam informar bem” as vítimas, que surgem nos espaços de atendimento, distribuídos pelos 13 municípios. “Cabe-nos saber bem a lei, de modo a transmiti-la e a orientar quem precisa”, vincou.

A reunião de trabalho finalizou com a preparação de um workshop sobre Grupos de Ajuda Mútua, previsto a concretizar no próximo mês de outubro.

Recorde-se que o “Projeto Maria” é uma iniciativa da CIM do Médio Tejo, que visa criar uma estratégia integrada de intervenção para a área da violência doméstica e de género no Médio Tejo.

O “Projeto Maria” é financiado pelo PO ISE – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego.

Notícias

Prev Next

“Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” é tema de ação de formação na CIM do Médio Tejo

A CIM do Médio Tejo, em Tomar, acolheu a ação de formação “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”, no passado dia 18 de fevereiro. 

18-02-2020

CIM do Médio Tejo presente no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios associados vão estar representados no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso, em Fátima, nos dias 5 e 6 de março.

14-02-2020

Médio Tejo: PISA para as Escolas está em fase de arranque

Chama-se PISA para as Escolas e vai iniciar, brevemente, no Médio Tejo.

07-02-2020

Formar é preciso! CIM do Médio Tejo leva a efeito ações de formação sobre medidas de autoproteção

Formar é preciso! E é isso mesmo que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a fazer nos 13 municípios da região, no âmbito da implementação de medidas de autoproteção.

06-02-2020

Festival a Vapor, a Steampunk Circus, nos Iberian Festival Awards 2020

Informa o Município do Entroncamento, em nota de imprensa, que a edição de 2019 do Festival Vapor, a Steampunk Circus, que decorreu no último fim-de-semana de setembro no Museu Nacional...

06-02-2020

Comunidade Intermunicipal apresenta Médio Tejo Adapta -(se) às Escolas

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou no dia 30 de janeiro, na sua sede em Tomar, o projeto Médio Tejo Adapta -(se) às escolas do nosso território.

03-02-2020

LINK – Uma experiência piloto no Médio Tejo

O LINK é o novo serviço do Transporte a Pedido, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e veio para ficar!

30-01-2020

Médio Tejo: Autarcas iniciam estudos sobre Aeródromo de Tancos

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou, no dia 28 de janeiro, proceder ao início de um procedimento para um estudo técnico, que permita fazer uma primeira avaliação...

30-01-2020

Ministra no Médio Tejo para esclarecer Descentralização

“Estamos prontos para em 2021 termos a totalidade das competências”, foi desta forma que Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, resumiu a reunião realizada ontem, na sede...

29-01-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP