Dia Internacional da Educação

Educacao 1

Celebra-se hoje, pela primeira vez, o Dia Internacional da Educação proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no passado mês de dezembro. Trata-se de um passo decisivo que reconhece o papel fundamental desempenhado pela educação na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável «Transformando o nosso mundo».

Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay:

“Sem uma educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, os países não conseguirão quebrar o ciclo da pobreza, que deixa para trás milhões de crianças, de jovens e de adultos. Não conseguiremos mitigar os efeitos das alterações climáticas, adaptar-nos à revolução tecnológica e ainda menos alcançar a igualdade de género sem um compromisso político ambicioso no que respeita à educação universal.

Este dia é a ocasião para reafirmar os princípios fundamentais. Em primeiro lugar, a educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. Em segundo lugar, a educação é a força mais poderosa de que dispomos para garantir melhorias significativas em matéria de saúde, estimular o crescimento económico e aproveitar o potencial e a inovação de que precisamos para construir sociedades mais resilientes e sustentáveis. Por último, temos que apelar urgentemente a uma ação coletiva em prol da educação à escala mundial."

Aceda aqui à Mensagem completa da Diretora-Geral da UNESCO

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP