voo 1

“Voo, uma Exposição que cai bem” chegou este mês de novembro ao Centro Integrado de Educação e Ciências, em VN da Barquinha.

A exposição está itinerância pelo Médio Tejo, desde o passado mês de julho, mês em que foi inaugurada no parque Ambiental de Santa Margarida, em Constância.

A exposição é composta por três módulos dedicados ao tema do Voo com interações mecânicas e digitais e legendas explicativas. Cada módulo permite ao visitante ficar a conhecer os conceitos do Impulso, da Sustentação e da Resistência do Ar.

Na mostra os visitantes encontram uma pedra pousada na mesa e vão ter de resolver desafios para a fazerem voar. Para isso, terão de encontrar as combinações corretas.

Em dezembro, a exposição estará no SErQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na Sertã.

A itinerância não fica por aqui, tendo continuidade até final de julho de 2020, com um programa a divulgar brevemente.

A exposição é destinada à comunidade educativa e local, com foco nos conteúdos curriculares/aprendizagens essenciais ao nível do 9º ano de escolaridade.

Entre os vários objetivos, pretende-se que esta exposição sobre o voo, permita a exploração de conteúdos curriculares de modo contextualizado e interdisciplinar, com recurso a metodologias ativas, motivadoras e facilitadoras da compreensão da sua utilidade no dia-a-dia, com foco na literacia científica e na sensibilização da comunidade para a ciência, num ambiente não formal de educação em ciências.

A iniciativa surge integrada no Eixo três “Experimenta + Ciência” -Programa Intermunicipal de Promoção da Ciência- do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME), promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.

 MG 6024 voo

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP