Rede de Bibliotecas

Programação Cultural em Rede suspensa, com expectativa de iniciar no próximo verão

caminhos verao

Queremos “caminhar” em 2021. Pretendemos promover o encontro da cultura com o território e o encontro das comunidades com visitantes e artistas emergentes. É este o objetivo da CIM do Médio Tejo e dos seus treze municípios para o próximo verão com a promoção do projeto Caminhos - programação cultural em rede e também com a concretização do novo projeto desta CIM: “Os Caminhos das Pessoas”.

Nesta fase, e devido à situação da pandemia COVID-19, não será possível concretizar o primeiro ciclo do projeto – Caminhos do Ferro, que habitualmente se realiza em abril, havendo a expectativa de se retomar a programação cultural em rede em julho de 2021 com os Caminhos da Água. A deliberação foi tomada no último Conselho Intermunicipal, realizado a 18 de fevereiro.

Durante os últimos anos da sua concretização, o projeto Caminhos, cofinanciado pelo Centro2020, tem promovido momentos de música, teatro de rua, circo contemporâneo, projetos comunitários, percursos artísticos, conversas com artistas, entre outros momentos, garantindo a realização de eventos diversificados e para todas as idades, envolvendo a itinerância de espetáculos pelo território do Médio Tejo.

É sob este desígnio, que a CIM do Médio Tejo pretende retomar o projeto em julho, com o ciclo da água e, em seguida, em outubro, com o ciclo da pedra.

caminhos serta

Numa aposta continuada pela programação cultural em rede, também em setembro de 2020, foram submetidas ao Centro2020, novas candidaturas de programação, tendo a CIM do Médio Tejo apresentado a candidatura: “Os Caminhos das Pessoas”.

A candidatura foi aprovada e iria arrancar no primeiro trimestre deste ano. Contudo, devido às atuais restrições, foi deliberado no último Conselho Intermunicipal o adiamento do projeto, possivelmente, para junho ou julho de 2021.

Esta candidatura “Os Caminhos da Pessoas” será concretizada através de um programa de ação de 12 meses e tem como objetivo valorizar e animar o património do território, potenciando o usufruto da arte em locais públicos de acesso livre, procurando manter uma relação direta entre o espetáculo e o contexto espacial e social em que se insere.

No âmbito do projeto está prevista a concretização de várias iniciativas, como seja: ações de dinamização de práticas artísticas e culturais por e ou para grupos em risco de exclusão ou socialmente desfavorecidos; ações de intermediação que favorecem o desenvolvimento de atitudes e capacidades de aprendizagem, com vista à aquisição de competências básicas, pessoais e sociais; desenvolvimento de projetos que concorram para a melhoria do acesso à cultura e à arte, entre outras.

Fotos - Caminhos da Água de 2018:

Correspondência - percurso sonoro de João Bento para o jardim da Serrada, Sertã

"Entremundos" da Companhia PIA

 

 

Artigos relacionados:

https://mediotejo.pt/index.php/component/content/article/83-pt/comunicacao/noticias/1441-programa-caminhos-suspenso

https://mediotejo.pt/index.php/ver-todos/1222-os-caminhos-das-pessoas-e-o-novo-projeto-cultural-da-cim-do-medio-tejo

Programa de Apoio à Produção Nacional divulgado aos empresários de Sardoal

CLDS

O Programa de Apoio à Produção Nacional foi tema de sessão de esclarecimento no dia 18 de fevereiro, ao final da tarde, numa ação promovida pelo CLDS 4G SER Sardoal, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A iniciativa online, destinada a apresentação e esclarecimento de dúvidas acerca do Programa de Apoio, contou com a presença de Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal, e com Miguel Pombeiro, secretário executivo desta CIM, entre os demais participantes.

Na sessão, o presidente sardoalense aproveitou para agradecer a iniciativa do CLDS 4G SER Sardoal e o envolvimento da CIM do Médio Tejo, referindo que “todas as iniciativas que têm impacto positivo no nosso território são sempre bem-vindas”.

Por sua vez, o secretário executivo agradeceu o convite do CLDS 4G SER Sardoal e salientou que este Programa tem como objetivo “estimular a produção nacional, sendo um regime de incentivos diferenciador pelas suas características, tendo como alvo as empresas, que em regra geral, não conseguem ir buscar apoios financeiros” aos regimes de incentivos regulares.

Procedeu-se à apresentação do Programa, ao esclarecimento de dúvidas, tendo a iniciativa resultado numa parceria bem conseguida entre o CLDS 4G SER Sardoal e a CIM do Médio Tejo.

A próxima ação de divulgação deste Programa realiza-se no dia 24 de fevereiro, às 17h00, por vídeo conferência, https://zoom.us/j/93327913251, não havendo a necessidade de pré-inscrição.

Trata-se de um WEBINAR dedicado à apresentação deste Programa de Apoio, destinado a micro e pequenas empresas do Médio Tejo.

Mais informações clique aqui:

https://mediotejo.pt/index.php/entrada/83-pt/comunicacao/noticias/1550-programa-de-apoio-a-producao-nacional-divulgado-em-webinar

Registos da sessão:

IMG 9216

IMG 9222

 

Notícias

Prev Next

Programação Cultural em Rede suspensa, com expectativa de iniciar no próximo verão

Queremos “caminhar” em 2021. Pretendemos promover o encontro da cultura com o território e o encontro das comunidades com visitantes e artistas emergentes. É este o objetivo da CIM do...

24-02-2021

Programa de Apoio à Produção Nacional divulgado aos empresários de Sardoal

O Programa de Apoio à Produção Nacional foi tema de sessão de esclarecimento no dia 18 de fevereiro, ao final da tarde, numa ação promovida pelo CLDS 4G SER Sardoal...

22-02-2021

Abertas Inscrições para Formações Gratuitas que promovem a adaptação e a procura de Emprego

Foi estabelecida uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e a empresa Significado - Consultoria, Formação e Informática, Lda, no sentido de promover a formação modular para empregados e...

19-02-2021

Médio Tejo: Programa de Apoio à Produção Nacional divulgado em WEBINAR

É já dia 24 de fevereiro, próxima quarta-feira, às 17h00, que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo vai promover um WEBINAR sobre o Programa de Apoio à Produção Nacional a...

18-02-2021

Autarcas do Médio Tejo focados na valorização do Tejo e da sua bacia hidrográfica

Durante o decorrer deste ano, os autarcas do Médio Tejo irão lutar pela valorização do rio Tejo e da sua bacia hidrográfica, em diferentes domínios. Pretende esta CIM e os seus...

11-02-2021

CIM do Médio Tejo focada no Sistema de Informação Cadastral Simplificado

A CIM do Médio Tejo tem desenvolvido um trabalho profícuo ao nível do planeamento, ordenamento e gestão do território, para promover o desenvolvimento integrado, sustentável e a coesão territorial do...

08-02-2021

Programa de Apoio à Produção Nacional tem candidaturas abertas na região do Médio Tejo

Está aberto o aviso de concurso do Programa de Apoio à Produção Nacional (Base Local), da CIM do Médio Tejo, que vai conceder apoios a micro e pequenas empresas da...

03-02-2021

Médio Tejo aposta na criação de uma rota templária

Almourol A herança templária está bem presente no território do Médio Tejo e a sua história precisa de ser contada. Nos dias que correm, e porque assistimos a cada vez mais...

29-01-2021

Candidatura da Formação dos Trabalhadores da Administração Local da região do Médio Tejo aprovada

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo viu aprovada a candidatura da Formação dos Trabalhadores da Administração Local da região do Médio Tejo, pelo que vai dar início, brevemente, à execução...

27-01-2021

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP