Rede de Bibliotecas

Cadastro de Infraestruturas

pedime artigo

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Eficiência Hídrica

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo – Cadastro das Infraestruturas em Baixa

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto enquadra-se no aviso de concurso do PO SEUR 12-2015-16 –“Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes nos sistemas em baixa”; Eixo prioritário 3 – “Proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos”; Objetivo Específico – “Otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas existentes, garantindo a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas, no âmbito do ciclo urbano da água”.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

A operação promove iniciativas integradas de modernização e articulação intermunicipal como forma de obter economias de escala e gerar massa crítica, capaz de melhorar as competências da região e fomentar a cooperação territorial face à melhor capacidade de organização e resposta municipal e partilha uniformizada de informação.

O objetivo primordial visa a otimização e gestão eficiente dos recursos e infraestruturas das redes de abastecimento de água (AA) e saneamento águas residuais (SAR) existentes, promovendo iniciativas integradas de conhecimento de informação infraestrutural dos referidos sistemas, pela elaboração do seu cadastro e adequação dos serviços de administração na sua utilização e manutenção, como garante da eficaz, eficiente e sustentável gestão das infraestruturas, incrementando a qualidade do serviço prestado às populações e a sustentabilidade dos sistemas no âmbito do ciclo urbano da água.

icon-AI-acoesAÇÕES

- Elaboração do cadastro de infraestruturas de abastecimento de água (AA) e saneamento de águas residuais (SAR), existentes nos sistemas em baixa e aquisição de software para utilização e manutenção do sistema de informação das redes.

Dotação das entidades gestoras dos sistemas em baixa de informação cadastral das redes de forma a apoiar a eficiência operacional das referidas entidades, designadamente numa gestão eficiente dos recursos ao nível dos ativos e qualidade de serviço prestado, bem como dotação de infraestrutura aplicacional de apoio na gestão e manutenção da informação geográfica associada às redes.

- Execução de ortofotocartografia à escala 1:2 000

Dotação de imagem raster de algumas zonas urbanas do Médio Tejo onde existem infraestruturas de água e/ou saneamento não cobertas pela ortofotocartografia 1:2000 atualmente existente.

- Conetor de Integração com solução SIG, Localização de contadores e de locais de consumo.

Dotação das entidades gestoras de conetor (webservices) que possibilite a integração entre a informação constante no CRM (informação alfanumérica dos contadores – clientes) e a informação constante das aplicações de gestão das redes de AA e SAR (informação geográfica).

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

- Abastecimento de água - Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

- Saneamento de águas residuais - Alcanena, Constância, Entroncamento, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

- Ortofotocartografia à escala 1:2000 - Mação, Ourém, Sertã, Vila de Rei.

- Conetor de Integração com solução SIG - Mação, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, Vila Nova da Barquinha.

icon-AI-timeDURAÇÃO

2017 - 2019

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

- Aviso PO SEUR 12-2015-16;

- RESEUR portaria n.º57-B/2015 de 27 de fevereiro.

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Fundo de Coesão (85%)

Ficha de Projeto

pedime artigo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está apostada em trabalhar a área da Eficiência Hídrica.

A exemplo realizou-se no dia 1 de julho de 2019, na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a formalização da escritura pública da Tejo Ambiente - Empresa Intermunicipal de Ambiente do Médio Tejo, que engloba os Municípios de Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha.

Este projeto visou a criação de instrumentos alinhados no âmbito da nova estratégia para o sector do Abastecimento de Água (AA) definida pelo “PENSAAR 2020 – a qual assenta numa “estratégia menos centrada na realização de infraestruturas para o aumento da cobertura e focaliza-se mais na gestão dos ativos e na qualidade dos serviços prestados com uma sustentabilidade abrangente”.

A importância deste projeto deveu-se ao facto de existirem ainda situações de abastecimento de água com problemas de qualidade, sendo por isso essencial efetuar os investimentos necessários à garantia da qualidade da água, contribuindo desse modo para o cumprimento da diretiva da Qualidade da Água para Consumo Humano, bem como ao elevado número de perdas de água existente.

Notícias

Prev Next

Assembleia Intermunicipal aprova Relatório de Gestão e apresenta atividade da CIM do Médio Tejo

  A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo reuniu ontem, dia 30 de junho, com a presença dos líderes de bancada, nas suas instalações em Tomar, e em videoconferência com...

01-07-2020

Rede de serviços essenciais de transporte em vigor

Encontra-se em funcionamento, no Médio Tejo, uma rede de serviços essenciais de transporte público, que vai ficar vigente durante todo o período de férias escolares.

01-07-2020

Rede de serviços essenciais de transporte disponível para as férias escolares

A partir de amanhã, dia 1 de julho, entrará em funcionamento, no Médio Tejo, uma rede de serviços essenciais de transporte público, que vai ficar vigente durante todo o período...

30-06-2020

1.ª Reunião Ordinária da AI da CIM do Médio Tejo/2020

Tem lugar no próximo dia 30 de junho, pelas 21h00, no auditório da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em Tomar, a 1.ª Reunião da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, com...

26-06-2020

CIM do Médio Tejo continua a apostar no serviço LINK

Arrancou em dezembro de 2019 e chegou como uma nova solução de mobilidade para o Médio Tejo. O LINK registou uma adesão muito significativa pelos passageiros do Médio Tejo, o que...

26-06-2020

Médio Tejo bem representado nas 7 Maravilhas da Cultura Popular

A RTP 1 está a levar a cabo a primeira cerimónia do concurso das 7 Maravilhas da Cultura Popular. O Médio Tejo está representado com 7 maravilhas de cultura popular...

15-06-2020

Autarcas do Médio Tejo preocupados com serviço deficitário do CTT

Na passada reunião do Conselho Intermunicipal desta CIM, dia 9 de junho, os autarcas demonstraram preocupação com o serviço deficitário que está a ser prestado pelos Correios de Portugal, situação...

12-06-2020

Rede de transportes para todos os passageiros do Médio Tejo com novo aumento da oferta a partir de 1 de junho

Com o arranque das aulas presenciais para os alunos do ensino secundário e com a abertura de um conjunto de serviços no dia 18 de maio, considerou a CIM do...

29-05-2020

Médio Tejo: Abertura gradual de Museus deve considerar recomendações de boas práticas

Desde o passado dia 18 de maio, que os Museus poderão abrir as suas portas ao público, após o período de confinamento social. Neste sentido, a Rede de Museus do...

21-05-2020

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP