Um sistema educativo dinâmico e eficiente constitui um importante indicador de sustentabilidade regional na medida em que potencia nas populações a descoberta de vocações, a aquisição de competências e a disseminação de valores sociais e democráticos. A formação de cidadãos cultos, proativos, íntegros, solidários, instruídos e criativos, no presente, moldará a afirmação e competitividade do Médio Tejo no futuro.
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo tem conjugado esforços com parceiros estratégicos da região em ações de modernização tecnológica dos equipamentos e infraestruturas escolares, fomentando práticas educativas inovadoras que transformem as vivências do Médio Tejo em sinónimo de experiências pessoais e profissionais fundamentadas na igualdade de oportunidades, nomeadamente no direito à educação e no acesso à informação.
ÁREA DE INTERVENÇÃO |
Planeamento estratégico da Educação a três níveis: agrupamento de escolas, municípios e comunidade intermunicipal, assentando no princípio da mobilização dos parceiros para a prossecução de objetivos comuns e de partilha planeada de recursos. |
PROJETO |
PEDIME – Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo |
ENQUADRAMENTO |
O diagnóstico sobre a realidade educativa do Médio Tejo permite identificar algumas tendências que prefiguram ameaças à coesão territorial e à perda de potenciais vantagens competitivas regionais para o seu desenvolvimento económico, social e cultural: - Elevado risco de recessão demográfica decorrente da quebra da natalidade e do deficit de oportunidades na transição da escola para a vida ativa: quebra de 3% (2001-2011) na população residente, em 13 municípios apenas 4 viram a sua população aumentar; 12 em 13 municípios apresentam um índice de envelhecimento superior à média nacional; dois terços da população apresentam um perfil de classes baixa e média baixa; 50% da população não completou o 1º ciclo de escolaridade. - Tendência consolidada de quebra da população escolar e da produção de qualificações médias e superiores. - Subaproveitamento da infraestrutura educacional por má afetação dos recursos (físicos e humanos) ao novo quadro demográfico. - Ineficiência dos processos educativos em algumas unidades escolares, expressa por elevadas taxas de insucesso escolar numa parte significativa dos agrupamentos de escolas. - Acentuadas desigualdades nas dinâmicas escolares entre os concelhos da CIM Médio Tejo, quer no que diz respeito às taxas de escolarização quer nos resultados escolares. - Débil articulação entre o sistema regional de ensino e as oportunidades de inserção na vida activa. É neste contexto que surge a necessidade de construir um instrumento de coordenação e planeamento intermunicipal capaz de potenciar as redes colaborativas de escolas e municípios visando a partilha de recursos e a convergência de acções orientadas para a superação das limitações e/ou problemas educativos comuns (acesso à formação contínua, configuração da rede escolar, programas de redução do insucesso e abandono escolar, desadequação da oferta formativa, etc.). Pretende-se, através deste plano, encontrar soluções partilhadas e colaborativas na afetação de recursos para os próximos 5 anos, de forma a potenciar o sucesso escolar e, assim, aumentar a eficiência dos processos educativos, nomeadamente na concretização da escolaridade obrigatória de 12 anos. |
OBJETIVOS - GLOBAIS & ESPECÍFICOS |
Mais do que um instrumento de gestão ou de controlo o PEDIME MÉDIO TEJO pretende constituir-se como plataforma potenciadora das ações a desenvolver pelas escolas / agrupamentos de escolas, pelos Municípios e pela própria Comunidade Intermunicipal, visando a prossecução dos seguintes objetivos: 1. Redução do insucesso e da retenção escolares concretizando o princípio da equidade educativa pelo desenvolvimento de ações de apoio às crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem; 2. Redução do abandono escolar precoce pelo acesso a vias diferenciadas de educação e formação e pela adequação dos perfis de formação às oportunidades de inserção no mercado de trabalho; 3. Promoção do sucesso escolar pela generalização de estratégias que qualifiquem as aprendizagens e valorizem os resultados; 4. Promoção da cultura científica, das artes e das competências metacognitivas (desenvolvimento de maneiras de pensar os problemas) desde o pré-escolar até ao ensino secundário. 5. Diversificação e coordenação das ofertas profissionalizantes de forma a adequa-las às oportunidades e necessidades do mercado de trabalho |
AÇÕES |
Após a apresentação dos Planos de Ação Estratégica pelas escolas ao Ministério da Educação, foram os mesmos objeto de análise conjunta e de compatibilização com o PEDIME Médio Tejo, através de reuniões envolvendo os responsáveis pelos agrupamentos e respetivos municípios. Foi assim possível coordenar iniciativas e propostas afetando a cada nível de intervenção as propostas e conciliando as competências escolares, municipais e intermunicipais, bem como a sua sustentação no diagnóstico preliminar. Para esta primeira fase de desenvolvimento do PEDIME Médio Tejo, as atividades previstas assentas nas seguintes linhas de intervenção: M1 - Planeamento Estratégico Multinível M2 - Medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo M3 – Experimenta + Ciência (programa intermunicipal de promoção da cultura científica) M4 – Antecipação das necessidades de qualificação e concertação da oferta formativa M5 – CDIEd – Conselho Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação e RCE – Rede Colaborativa de Escolas do Médio Tejo |
CONCELHOS ABRANGIDOS |
Os 13 concelhos do Médio Tejo: Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha |
DURAÇÃO |
2017-2019 |
DOCUMENTAÇÃO |
n/a |
FINANCIAMENTO |
Centro 2020 |
Promoção do Sucesso Escolar no Médio Tejo - A Correção de Problemas de Acuidade Visual e Auditiva - Relatório Ano Letivo 2016/2017
Acesso restrito a ópticas aderentes ao Projeto
PVE Linhas identificadoras para a construção de um guião PVE Identificação_Espaços_Guiões_1 ao 45 PVE-Articulação - Curricular - Áreas Disciplinares - por guião - do 1 ao 45 Guião 3 - CCVC - JHC - Constância Guião 5 - TP - Ferreira do Zêzere Guião 11 - Renova - Torres Novas Guião 18 - BT - PSM - Constância Guião 19 - ESER - Entroncamento Guião 20 - IAZO - Ferreira do Zêzere Guião 25 - MNFM - CISA - Tomar Guião 26 - MCR - VC - Torres Novas Guião 27 - MFR - MM - Vila de Rei Guião 30 - MRG - NAC - PEA - AL - T - VN Barquinha Guião 31 -Abrantes - Central do Pego Guião 33 - MRAM - FLUV - Constância Guião 34 - Entroncamento - BFerrov Guião 35 - Ferreira do Zêzere - Pelourinhos G38 - Sardoal - CArt_Moinhos-2019 Guião 40 - Tomar - COMLEV NMCH Guião 41 - Boquilobo - Torres Novas Guião 42 - Vila de Rei - ETBrac |