caminhos 1

Terceiro e último ciclo do Caminhos – Programação Cultural em Rede arrancou este fim de semana na Sertã. Continua de 18 a 20 de outubro em 5 municípios do Médio Tejo (Entroncamento, Ourém, Sardoal, Torres Novas e Vila Nova da Barquinha)

 

Ao palco do Caminhos vão subir Mundo Cão, no Entroncamento, a abrir o segundo fim de semana, num ciclo com muito mais música. O destaque vaipara dois projetos comunitários: “Segue-me à Capela (esteve ontem no Sardoal e segue para Vila Nova da Barquinha) e a Escola de Rock Paredes de Coura” em Ourém. O percurso artístico “O Dom da Pena – Moinhos da Pena” com Francisco Goulão em Torres Novas será outra atração deste ciclo.

 

Os Caminhos da Pedra, terceiro e último de três ciclos anuais do Caminhos - programa cultural em rede no Médio Tejo – começou este fim de semana na Sertã e continua de 18 a 20 de outubro, noutros cinco municípios da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIM Médio Tejo), com entrada gratuita em todos os espetáculos.

Cerca de 20 espetáculos gratuitos, entre eles muita programação dedicada às crianças. Este ciclo esculpe-se entre os caminhos do Médio Tejo com muita música, bandas locais, revelações nacionais e grandes nomes do panorama musical português.

Destaque para o Projeto Comunitário “Segue-me à Capela”, uma oficina de cantares tradicionais, que passou no primeiro fim de semana pelo Sardoal e no segundo fim de semana segue para Vila Nova da Barquinha. É um breve périplo pelos cantares tradicionais portugueses monódicos e polifónicos. Preferencialmente, para mulheres (jovens e adultas - M/12), num número máximo de 30 participantes. Inclui uma apresentação, para a comunidade, integrada no espetáculo do grupo “Segue-me à Capela” a 18 de outubro, às 21h30, no Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

Torres Novas, que já fez parte do ciclo Caminhos do Ferro, volta a apostar num Percurso Artístico: “O Dom da Pena - Moinhos da Pena – com Francisco Goulão”. O Ponto de Partida é no Café dos Moinhos da Pena a 19 e 20 de outubro, com duas sessões por dia, às 10h30 e 16h30. Sobre o percurso, Francisco Goulão adianta que “Sem vento tudo pára. A sua força é a vida dos doze moinhos da Pena. As suas velas, as antenas que o captam, transformando-se, por vezes, em monstros fleumáticos, prenunciadores de tragédias, conflitos geradores de histórias, que nos assombram e fascinam”.

No projeto comunitário que vai ser apresentado 20 de outubro, às 18h, na Praça Mouzinho de Albuquerque em Ourém, a “Escola de Rock Paredes de Coura”mostra o resultado de um modelo de trabalho que consiste em residências e campos de férias de curta duração (de 2 a 7 dias) preenchidas com ensaios, formação, sessões de cinema, jam sessions, concertos, demonstrações de instrumentos e workshops. No final de cada residência, ocorre um concerto de apresentação que reúne cerca de 50 músicos em palco, e que é posteriormente apresentado em digressão. Esta iniciativa já permitiu às turmas da Escola do Rock atuar em alguns dos maiores eventos de Portugal, como o Festival Vodafone Paredes de Coura, Serralves em Festa, no Museu de Serralves e Verão na Casa, na Casa da Música.

 

Caminhos da Pedra – Programa por dia e por município

No segundo fim de semana dos Caminhos da Pedra traçam-se novas rotas, que passam por cinco municípios. No dia 18 de outubro, a programação abre com um espetáculo que nos diz que é tempo de sermos crianças outra vez! Em “Petit” dos suíços Frutillas com Crema não se usam palavras, apenas a linguagem universal dos gestos, recordando-nos como é importante a simplicidade. Este espetáculo passa por três locais do concelho de Ourém, em três dias, sempre às 15h (sexta Freixianda, sábado na Praça Luis Kondor em Fátima, e domingo no Parque de Diversões do Olival).

A noite de sexta, 18 de outubro, é dedicada à música, com quatro espetáculos em simultâneo às 21h30.

Em Vila Nova da Barquinha apresentação do projeto comunitário que se realiza também no Sardoal, “Segue-me à Capela”, no Centro Cultural.

À mesma hora no Centro Cultural do Entroncamento a banda portuguesa que dispensa apresentações, Mundo Cão.

Já no Auditório ARPO em Ourém sobe a palco Eclema, grupo de três jovens Oureenses que este ano foi semifinalista do concurso EDP Live Bands, tem como principal objetivo trazer à tona uma fusão da música electrónica, com sonoridades associadas ao post-rock, hip-hop, e à música psicadélica/experimental.

Por último no Centro Cultural Gil Vicente no Sardoal, "O feminino em Pessoa" com Patrícia Lopes Quarteto. Um espetáculo musical com canções concebidas pela compositora e pianista brasileira Patrícia Lopes, inspirada pela obra do poeta português, Fernando Pessoa (1888-1935). Este trabalho revela interpretações da poesia do escritor sob a perspetiva da música brasileira e suas convergências com a história da própria compositora. Participação especial de Sofia Vitória.

O sábado do segundo fim de semana dos Caminhos da Pedra, 19 de outubro, faz-se entre Ourém e Torres Novas.

Na Vila Medieval de Ourém, às 21h30, os GALA DROP são uma incansável e em constante desenvolvimento aventura musical, que se inspiram em sons e vibrações de diferentes lugares e épocas.

Para além do já mencionado percurso artístico em dois dias, com dois horários em Torres Novas, o município acolhe ainda Carmina Burana, às 21h30, no Teatro Virgínia. A obra mais conhecida de Carl Orff que se tornou um fenómeno de popularidade (cinema, publicidade e jogos de computador). A Banda Sinfónica da PSP, com 21 músicos de cordas convidados, será o suporte para um coro de 80 vozes, do Choral Phydellius e Spatium Vocale. Conta ainda com três solistas (soprano, tenor e barítono) e com um coro de 30 alunos das classes de Coro do Conservatório de Música do Choral Phydellius. Este concerto conta ainda com a apresentação de Rhapsodie pour Saxophone et Orchestre, de Claude Débussy, que terá como solista o Chefe Nuno Silva da Banda Sinfónica da PSP.

No domingo dia 20, último dia do Caminhos em 2019, para além dos já mencionados percursos artísticos em Torres Novas e circo e projeto comunitário em Ourém, a rota inclui ainda o Sardoal, com um espetáculo único de Miguel Gizzas Quinteto, às 16h, no Centro Cultural Gil Vicente: em “O dia em que o mar voltou” a história do romance homónimo do cantor-escritor é contada - pela voz de atores como Ricardo Carriço, Sofia Nicholson, João Didelet, Luis Filipe Borges e tantos outros – em cinema de animação, intercalado pelos temas musicais do livro, cantados ao vivo.

Uma das bandeiras do Caminhos é o acesso gratuito a toda a programação cultural, durante os três ciclos anuais (Ferro, Água e Pedra). Este ano com o seguinte calendário: Caminhos do Ferro de 12 a 14 de abril; Caminhos da Água de 12 a 14 e 19 a 21 julho; e Caminhos da Pedra, de 11 a 13 e 18 a 20 outubro.

Os Caminhos do Ferro percorreram Abrantes, Entroncamento, Tomar e Torres Novas em abril. Os Caminhos da Água mergulham em Abrantes, Alcanena, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Vila Rei, e Vila Nova da Barquinha em julho. Os Caminhos da Pedra esculpem-se no Entroncamento, Ourém, Sardoal, Sertã, Torres Novas, e Vila Nova da Barquinha em outubro.

 

Caminhos 2

 

Notícias

Prev Next

CIM Médio Tejo participa em projeto europeu HITTS, hoje aprovado

Foi hoje aprovado, em Santander (Espanha), o contrato de financiamento do novo projeto Interreg Sudoe, em que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo é parceira. Na ocasião, procedeu-se à assinatura formal...

16-04-2024

Relatório de Gestão 2023 aprovado por unanimidade em Assembleia Intermunicipal

A Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo decorreu no passado dia 8 de abril, na qual foi aprovado, por unanimidade, o Relatório de Gestão 2023. Na sessão, o presidente da...

11-04-2024

O 3º ENCONTRO DA REDE DAS ESTAÇÕES NÁUTICAS

A Estação Náutica de Castelo do Bode (ENCB) é um centro dinamizador de atividades ligadas à Albufeira de Castelo do Bode. A ENCB é uma rede de oferta turística náutica de...

11-04-2024

CIM Médio Tejo contratualiza fundos do Portugal 2030

“Este contrato representa um compromisso firme do Médio Tejo com o desenvolvimento e crescimento económico, social, sustentável, equitativo e inclusivo”, foram estas as palavras proferidas pelo presidente da CIM Médio...

08-04-2024

Balanço da atividade dos Sapadores Florestais do Médio Tejo

No mês de março, as duas brigadas de sapadores florestais no que diz respeito aos trabalhos realizados de silvicultura intervencionaram cerca de 64,2 ha: Nos dias 13 e 14 do mês...

04-04-2024

Ações de formação - mês de março/2024

Para o ano de 2024 não se prevê a abertura de candidatura para financiamento das ações de formação. No entanto, a CIM Médio Tejo irá continuar com a sua atividade...

04-04-2024

Realização da 1.ª Reunião Ordinária da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo

Terá lugar no próximo dia 8 de abril,  pelas 21h00,  na sede da CIM do Médio Tejo, em Tomar a 1.ª reunião ordinária de 2024 da Assembleia Intermunicipal da CIM...

04-04-2024

Médio Tejo na quinta edição da Smart City Expo Curitiba

Depois da participação na Smart City Expo World Congress, em Barcelona, em novembro de 2023, e a convite de Roberto Viruel Marcelino, Diretor de Relações Governamentais iCities, a CIM do Médio...

02-04-2024

Protocolo de colaboração com a Associação Rural Move

Rui Santos, vice-presidente da Associação e Manuel Jorge Valamatos, presidente da CIM A CIM Médio Tejo e a Rural Move, Associação para a Promoção do Investimento nos Territórios de Baixa...

26-03-2024

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP