PEDIME: Jogos Tracionais são motivo de aprendizagem constante para os alunos do Médio Tejo

 MG 5717 edit

O convívio, a aprendizagem e a motivação são apenas algumas das características que norteiam, todas as segundas-feiras à tarde, as turmas de primeiro ciclo da Escola Básica e Secundária Luís de Camões, em Constância, quando estão a praticar Jogos Tradicionais.

O projeto dos Jogos Tradicionais, surge integrado no Eixo 2 – Medidas de intervenção precoce, redução do abandono escolar e promoção do sucesso educativo, do Plano Estratégico de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação no Médio Tejo (PEDIME), promovido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, os Municípios e os Agrupamentos de Escolas.

 MG 5703 edit

Para a execução do projeto, que abrange os treze concelhos da CIM do Médio Tejo e em concreto dezoito Agrupamentos de Escolas, a CIMT, em parceria com os Municípios, disponibilizou um Kit com material didático aos diversos Agrupamentos de Escolas da região.

Entre os vários materiais, destaque para uma coluna de som portátil; piões de madeira;malha; berlindes; elásticos; cordas; sacos de sarapilheira; bolas de espuma e trapos; arcos e lenços.

Em Constância, a escola tomou a iniciativa de criar uma Atividade Extracurricular de Jogos Tradicionais, e foram os alunos de 2º ano, coordenados pela professora Ana Paula Rodrigues, que encontrámos num ambiente de aprendizagem e interação constante com os materiais.

“Eles aqui aprendem a brincar”, afirmou Ana Paula Rodrigues, tendo explicado que “hoje em dia, as crianças são levadas a fazer tarefas em contexto de sala de aula, mas não há muito espaço para a brincadeira. E ao estarem a brincar deste modo, estão a desenvolver competências, porque aprendem a saltar, a coordenar o corpo, simplesmente aprendem com vontade”.

O projeto dos Jogos Tradicionais, do PEDIME, pretende que os alunos desenvolvam um conjunto de competências que passam pelorelacionamento interpessoal, o desenvolvimento pessoal e a autonomia, responsabilidade, criatividade, o bem-estar, a saúde e o ambiente e a consciência e domínio do corpo.

 MG 5708-edit

Em Constância, a realizar uma ação de acompanhamento ao projeto, Filipe Martins, formado em desporto e atividade física com especialização em crianças e idosos, explicou que com o desenvolvimento dos Jogos Tradicionais no plano curricular dos alunos “não é só a vertente do jogo e alguma competição que está em causa. É sobretudo o sentido de entreajuda, camaradagem, relacionamento, o ajudar o colega a realizar a atividade, tudo isto possibilita um trabalho de equipa e de socialização, que muitas vezes não é considerado no contexto escolar”.

“São 23 Jogos Tradicionais que estão incluídos neste projeto. E através de sessões de capacitação realizadas para os professores, apresentámos dois grandes grupos: jogos infantis e jogos desportivos”, referiu Filipe Martins, tendo explicado que “os jogos infantis são sobretudo direcionados para o pré-escolar. São jogos de imitação, como a macaquinha do chinês, o rei manda…são jogos que requerem uma organização em grupo. Depois, temos os jogos desportivos que passam pelo saltar à corda, o jogo da malha, do saco, o berlinde, o pião, o jogo do galo”, etc.

Sobre a interação que os alunos têm encetado com os Jogos Tradicionais, Filipe Martins contou que alguns já conheciam os jogos, através dos pais, outros nem por isso. “Com a diversidade de jogos que existem, e com a concentração e disciplina que cada jogo exige, os alunos não pensam em fazer outras coisas, não brigam, não ficam distraídos e têm tendência a pedir o material fora do contexto da sala de aula”.

Em suma, este projeto, do PEDIME, pretende que as crianças usufruam de um tempo e espaço para experienciarem realidades simples e lúdicas, onde com poucos recursos e imaginação se conseguem criar dinâmicas e momentos de diversão e aprendizagem fundamentais para saberem viver em conjunto. Promove um espírito de camaradagem e convívio saudável com os companheiros e amigos e coloca corpo e mente a brincar.

O PEDIME é um projeto cofinanciado pela União Europeia, Portugal 2020 e Programa Operacional do Centro 2020, através do Fundo Social Europeu.

 MG 5697 edit

Jogos Tradicionais que decorrem nos 18 Agrupamentos de Escolas do Médio Tejo:

- Jogo das Cadeiras

- O Rei Manda

- Jogo do Galo

- Mamã dá Licença

- Mensagem

- Jogo do Pião

- Jogo da Macaca

- Escondidas

- Berlinde

- Jogo da Malha

- Jogo do Elástico

- Macaquinho do Chinês

- Saltar à Corda

- Corrida de Sacos

- Jogo do Mata/Piolho

- Apanhada

- Jogo do Camaleão

- Gato e o Rato

- Jogo da Corrente

- Cabra Cega

- Lencinho da Botica

- Barra do Lenço

- Tração com Corda

Notícias

Prev Next

CIM do Médio Tejo volta à Bolsa de Turismo de Lisboa

Apostada em promover turisticamente o seu território, a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a marcar presença naquela que é considerada a maior Feira de Turismo em Portugal, a Bolsa...

24-01-2020

Aprovado Plano de Economia Circular para o Médio Tejo

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo volta a colocar o tema da Economia Circular na ordem do dia e dar passos importantes neste âmbito. No passado dia 16 de janeiro...

23-01-2020

Autarcas voltam a assumir posição e pedem reunião sobre aeródromo de Tancos

Os autarcas do Médio Tejo deliberaram ontem, por unanimidade, no Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo, solicitar uma reunião, com carácter de urgência, ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

17-01-2020

Está quase aí o Médio Tejo Adapta-(se)

Chama-se Médio Tejo Adapta-(se) e é o novo projeto da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo dirigido ao público escolar.

16-01-2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em mostra pelo Médio Tejo em 2020

“Voo, uma Exposição que cai bem” continua em itinerância pelo Médio Tejo em 2020.

16-01-2020

LINK – “Um transporte muito eficiente e interessante”

Foi lançado há um mês e o balanço não podia ser mais positivo. Chama-se LINK e está aí para servir todos os cidadãos que afluem às cidades do Médio Tejo. O...

09-01-2020

LINK – “Aproxima e confere a mobilidade a qualquer pessoa, reduzindo a pegada ecológica”

Parte às 8h00 do terminal rodoviário de Abrantes e regressa às 17h20 de Torres Novas novamente para Abrantes. Chama-se José Prates, é abrantino, tem 56 anos, e foi um dos...

27-12-2019

Programa ao Desenvolvimento das Bibliotecas Públicas será uma realidade

Decorreu no dia 20 de dezembro, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, a cerimónia de assinatura dos contratos relativos aos projetos do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços...

26-12-2019

Fátima é palco do Encontro de Investidores da Diáspora em 2020

Fátima, no concelho de Ourém, vai acolher de 9 a 12 de dezembro de 2020, o V Encontro de Investidores da Diáspora.

23-12-2019

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP