Joaquim Eira é o 1º utilizador do Transporte a Pedido em Vila de Rei: “Agora com este serviço é um descanso!”

IMG 6376

Chama-se Joaquim Marques da Eira, tem 58 anos, reside em Casal Novo, freguesia e concelho de Vila de Rei, e foi o primeiro utilizador do Transporte a Pedido no concelho de Vila de Rei, que entrou em funcionamento no passado dia 16 de setembro.

Joaquim Eira contou-nos que efetuou a sua reserva no dia 17 de setembro, através do contacto 800 209 226 (chamada gratuita) e que no dia 18 de setembro, à hora combinada, em Casal Novo, lá se encontrava o seu transporte para a cidade de Tomar.

Ao fim da manhã, antes de partir para Vila de Rei, junto à paragem do Mercado de Tomar, o vilarregense confidenciou que não poderia estar mais satisfeito. Afirmou ser “uma boa iniciativa e que já fazia falta ao concelho de Vila de Rei, havendo muitas pessoas que certamente vão utilizar este tipo de transporte”.

IMG 6374

“Agora com este serviço é um descanso, porque sei que à hora combinada tenho transporte para o destino que pretendo. É bom continuarem com esta aposta que sem dúvida ajuda as pessoas”, salientou Joaquim, visivelmente satisfeito.

Jorge Garcia, 45 anos, residente e taxista em Vila de Rei, foi quem garantiu o transporte de Joaquim até Tomar. O taxista também estava claramente agradado com arranque do serviço no concelho.

“Penso que é um bom serviço para as pessoas que residem em zonas com escassez de transporte e, sem dúvida, que é um benefício e uma mais valia para o concelho de Vila de Rei”, salientou Jorge Garcia, tendo referido que assegurou o “primeiro serviço” e que certamente “as pessoas vão aderir bastante”.

“O concelho já precisava deste tipo de serviço. Falamos de um concelho com aldeias muito dispersas, com poucas pessoas, com reformas pequenas e com um serviço de transporte pouco frequente. Já fazia falta!”, reforçou o taxista, tendo mencionado que para a sua classe profissional também se trata de “um benefício, pois é uma maneira de sentirmos que estamos a ajudar as pessoas e com isto a ter mais trabalho”.

“Hoje o serviço correu conforme planeado e tudo correu da melhor forma”, rematou.

IMG 6385

Proferidas as declarações, ambos seguiram viagem até Vila de Rei com o sentimento de tarefa cumprida. Na prática é este o propósito do Transporte a Pedido que pretende ser uma referência importante no âmbito do transporte flexível.

O Transporte a Pedido tem por objetivo aumentar a cobertura da rede de transportes coletivos existente, proporcionando uma oferta em áreas e/ou períodos do dia ou ano onde esta oferta não existe ou é deficitária.

O concelho de Vila de Rei está agora contemplado com quatro circuitos concelhios, que passam pelas localidades de Fundada, Moita, Borda da Ribeira e São João do Peso.

O serviço iniciou também uma vertente intermunicipal. Em concreto, com partida de Vila de Rei para Abrantes, Tomar e Sertã. O circuito de Vila de Rei para Tomar inclui a ligação a Ferreira do Zêzere e o circuito de Vila de Rei para Abrantes inclui a ligação a Sardoal.

O Transporte a Pedido funciona no concelho de Vila de Rei às segundas, quartas e sextas-feiras com horários pré-definidos, durante o período da manhã, devendo os interessados realizar previamente uma marcação através do número 800 209 226 (chamada gratuita).

A criação dos circuitos foi financiada no âmbito do Plano de Aplicação das Dotações do PART - Programa de Apoio à Redução do Tarifário dos Transportes Públicos - no Médio Tejo, submetido ao Fundo Ambiental.

IMG 6388

Notícias

Prev Next

“Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios” é tema de ação de formação na CIM do Médio Tejo

A CIM do Médio Tejo, em Tomar, acolheu a ação de formação “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”, no passado dia 18 de fevereiro. 

18-02-2020

CIM do Médio Tejo presente no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os seus municípios associados vão estar representados no VIII Workshop Internacional de Turismo Religioso, em Fátima, nos dias 5 e 6 de março.

14-02-2020

Médio Tejo: PISA para as Escolas está em fase de arranque

Chama-se PISA para as Escolas e vai iniciar, brevemente, no Médio Tejo.

07-02-2020

Formar é preciso! CIM do Médio Tejo leva a efeito ações de formação sobre medidas de autoproteção

Formar é preciso! E é isso mesmo que a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo está a fazer nos 13 municípios da região, no âmbito da implementação de medidas de autoproteção.

06-02-2020

Festival a Vapor, a Steampunk Circus, nos Iberian Festival Awards 2020

Informa o Município do Entroncamento, em nota de imprensa, que a edição de 2019 do Festival Vapor, a Steampunk Circus, que decorreu no último fim-de-semana de setembro no Museu Nacional...

06-02-2020

Comunidade Intermunicipal apresenta Médio Tejo Adapta -(se) às Escolas

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo apresentou no dia 30 de janeiro, na sua sede em Tomar, o projeto Médio Tejo Adapta -(se) às escolas do nosso território.

03-02-2020

LINK – Uma experiência piloto no Médio Tejo

O LINK é o novo serviço do Transporte a Pedido, da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, e veio para ficar!

30-01-2020

Médio Tejo: Autarcas iniciam estudos sobre Aeródromo de Tancos

O Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo aprovou, no dia 28 de janeiro, proceder ao início de um procedimento para um estudo técnico, que permita fazer uma primeira avaliação...

30-01-2020

Ministra no Médio Tejo para esclarecer Descentralização

“Estamos prontos para em 2021 termos a totalidade das competências”, foi desta forma que Anabela Freitas, presidente da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, resumiu a reunião realizada ontem, na sede...

29-01-2020

Eventos

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP