Newsletter CIMT || julho a setembro 2016

 
Se não consegue visualizar corretamente a newsletter, clique aqui
  
sombra-1
Cabeçalho Newsletter CIM Médio Tejo
sombra-2
  
 
 sombra-3 
 

Serviço de Transporte a Pedido na zona sul do concelho de Abrantes arranca no mês de novembro

 circuito tap

No âmbito do projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, pioneiro a nível nacional na experimentação de novas soluções de transporte público adaptadas às zonas de baixa densidade populacional, e que se encontra atualmente em funcionamento nos concelhos de Abrantes (zona norte), Mação, Ourém, Sardoal, Tomar e Vila Nova da Barquinha, foram recentemente desenvolvidos os estudos técnicos com vista ao contínuo alargamento do serviço de transporte a pedido para as restantes zonas do Médio Tejo com problemas evidentes de cobertura da rede de transportes públicos e experimentação de processos de reorganização mais profunda da rede ou de cobertura de procuras específicas.

Continuar

Ações de formação na CIM do Médio Tejo

 formaof

No âmbito da Qualificação Profissional Administração Pública Local foram realizadas na CIM do Médio Tejo as seguintes ações de formação:

- Programação Python para QGIS – 1.ª Ação – 4, 5 e 6 de julho, com a presença de 7 formandos/as;

- Produção Cartográfica com QGIS – 2.ª Ação – 7, 8 e 9 de setembro, com a presença de 12 formandos/as;

- Bases de Dados Geográficas PostgreSQL/PostGIS – 3.ª ação – 14, 15 e 16 de setembro, com a presença de 12 formandos/as;

- Programação Python para QGIS – 2.ª Ação – 26, 27 e 28 de setembro, com a presença de 12 formandos/as;

- Novo Código do Procedimento Administrativo – 29 e 30 de setembro, com a presença de 36 formandos/as.

Continuar

Cadastro de Infraestruturas em Baixa

Cadastro final

Foi aprovada no passado dia 29.08.2016 candidatura supramunicipal Médio Tejo – Cadastro de Infraestruturas em Baixa, a qual foi submetida nos termos do Aviso de Abertura de candidatura nº PO SEUR -12-2015-16 – Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes nos sistemas em baixa, ao Eixo Prioritário 3 – Proteger o Ambiente e Promover a Eficiência dos Recursos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), com taxa de cofinanciamento de Fundo de Coesão de 85%.

A operação será satisfeita por uma única Componente de Investimento, com a designação de Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes nos sistemas em baixa, e a sua concretização será operacionalizada pelas seguintes ações:

Elaboração de cadastro das infraestruturas existentes em baixa nos sistemas de abastecimento de água (AA) e saneamento de águas residuais (SAR) e Software de utilização e manutenção do SIG;

Elaboração de ortocartografia à escala 1:2000, exclusiva para as zonas da rede em que não haja esta informação de base;

Conetor de interligação do sistema de gestão de clientes (CRM) com o sistema SIG.

Continuar

Sistema de informação, planeamento, monitorização e comunicação – Sistema de videovigilância para incêndios florestais

Câmara videovigilância final

Foi submetida no passado dia 29.07.2016 candidatura supramunicipal Médio Tejo – Sistema de informação, planeamento, monitorização e comunicação – Sistema de videovigilância para incêndios florestais, a qual foi submetida nos termos do Aviso de Abertura de candidatura nº PO SEUR -10-2016-43 – Instrumentos de Planeamento, monitorização e Comunicação – Pactos Para o Desenvolvimento e Coesão, ao Eixo Prioritário 2 – Promover a Adaptação às Alterações Climáticas e a Prevenção e Gestão de Riscos do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), com taxa de cofinanciamento de Fundo de Coesão de 85%.

No presente a candidatura aguarda aprovação. Contudo dos elementos submetidos em candidatura prevê-se que a operação seja satisfeita por uma única Componente de Investimento, com a designação de Médio Tejo – Sistema de informação, planeamento, monitorização e comunicação – Sistema de videovigilância para incêndios florestais.

Continuar

Final das Olimpíadas do Médio Tejo, 5 de outubro, Ilha do Mouchão

Final olimpiadas 5-outubro-newsletter

Pessoas dos 8 aos 80 anos, provenientes dos 13 municípios que integram a CIM Médio Tejo  (CIMT) participaram na tarde desta quarta-feira, dia 5 de outubro, na finalíssima das Olimpíadas do Médio Tejo em Jogos Tradicionais que teve como palco o refrescante Mouchão Parque, em Tomar.

Os concelhos que arrecadaram mais prémios foram os de Tomar e Ferreira do Zêzere. Feitas as contas os vencedores anunciados por Augusto Figueiredo, presidente da Federação das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto do distrito de Santarém, foram os seguintes: Sacos de Corrida – Tomar; Pião – Tomar; Andas Verticais – Abrantes; Jogo da Malha – Sardoal; Jogo da Macaca – Sertã; Jogo do Enrola – Constância; Jogo do Burro – Ourém; Jogo da Compostela – Ferreira do Zêzere; Tracção à corda – Torres Novas e Badalada – Ferreira do Zêzere.

Continuar

Wakeboard no Médio Tejo

wakeboard-medio-tejo2

Wakeboard no Médio Tejo.

Fins de semana de acesso gratuito aos 5 Cable Parks do Médio Tejo.

O projeto Wakeboard Portugal, lançado em 2015, está a colocar o Médio Tejo no mapa dos maiores circuitos de Wakeboard mundial. Numa extensão de cerca de 30 Km, na Albufeira do Castelo de Bode foi criada a primeira estância de Wakeboard do mundo com 5 cable systems, em cinco localizações diferentes (Abrantes, Ferreira do Zêzere, Tomar, Sertã e Vila de Rei). Um autêntico resort para atletas e praticante da modalidade.

Continuar

CIM do Médio Tejo atualiza Portal de Turismo da região

portal do turismo
A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo atualizou o seu Portal de Turismo dedicado à região. O objetivo deste site é continuar a promover tanto os recursos do Médio Tejo como o potencial turístico da região. 

O Portal de Turismo do Médio Tejo disponibiliza informação, em português e inglês, relativa aos monumentos, museus, sítios arqueológicos, igrejas, conventos e património natural que distinguem a região e que são um convite a uma estadia prolongada.

Para além de conhecer o património existente nos treze municípios do Médio Tejo, os visitantes do Portal de Turismo podem também descobrir os locais onde podem pernoitar, desde hotéis a turismo no espaço rural, assim como quais os restaurantes nos quais podem saborear a gastronomia que caracteriza a região.

Continuar
 

Sec. Estado Ambiente presente em conferência sobre o Tejo

conf-tejo-

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, a Associação Tagus Vivan e o Protejo, promoveram, no dia 7 de julho, no Centro Cultural de Barquinha, a Conferência "Médio Tejo – Sustentabilidade do Rio”.

Continuar

Alcanena promove-se no Convento de Cristo

Alcanena CC 2julho16

O Município do Alcanena esteve representado no Convento de Cristo (Claustro da Nicha), em Tomar, no passado dia 3 de julho de 2016, no âmbito de uma parceria com a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

A realização do 5.º "Saberes, Sabores e Artes do Médio Tejo" deu continuidade aos vários eventos promovidos pelo Médio Tejo, que se realizarão no 1.º domingo de cada mês no Convento de Cristo – Tomar.

A realização destes eventos são parte integrante do protocolo celebrado entre a CIM Médio Tejo e a DGPC_Convento de Cristo para o desenvolvimento de ações de promoção turística e cultural da região do Médio Tejo neste Monumento Património Mundial.

Continuar

 
 sombra-4 
 
 Convento de São Francisco Av. General Bernardo Faria 2300-535 Tomar T 249 730 060 F 249 730 069site mediotejo.pt | facebook CIMMedioTejo
 
sombra-5
sombra-6
 
Se não desejar receber a nossa newsletter, pode cancela-la,