Newsletter CIMT || fevereiro e março 2016

 
Se não consegue visualizar corretamente a newsletter, clique aqui
  
sombra-1
Cabeçalho Newsletter CIM Médio Tejo
sombra-2
  
 
 sombra-3 
 

Oferta formativa da região em debate na CIMT

reunio educacao 31.03.16

A sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo recebeu, na tarde de 31 de março, mais uma reunião do Grupo de Trabalho Setorial / Conselho de Desenvolvimento Intermunicipal da Educação do Médio Tejo. O processo de Concertação da Oferta Formativa do Médio Tejo foi o principal assunto em debate, tendo sido apresentada e discutida a oferta formativa existente na região.

Continuar

Transporte a Pedido na Barquinha e Tomar em maio

logo TP

No âmbito do projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, pioneiro a nível nacional na experimentação de novas soluções de transporte público adaptadas às zonas de baixa densidade populacional, e que se encontra atualmente em funcionamento nos concelhos de Abrantes, Mação, Ourém e Sardoal, foram recentemente desenvolvidos os estudos técnicos com vista ao alargamento do serviço de transporte a pedido a outras zonas do Médio Tejo (concelhos de Tomar, Vila Nova da Barquinha e zona sul do concelho de Abrantes).

Continuar

Qualificação Profissional Administração Pública Local

formacao  nov15 2

No âmbito da qualificação profissional da Administração Pública Local, durante o mês de março, realizaram-se na CIM Médio Tejo as seguintes ações de formação:

- Iniciação aos SIG com QGIS – 1.ª ação – 2, 3 e 4 de março, com a presença de 16 formandos/as;

- Iniciação aos SIG com QGIS – 2.ª ação – 9, 10 e 11 de março, com a presença de 13 formandos/as;

- Análise SIG com QGIS – 1.ª ação – 21, 22 e 23 de março, com a presença de 18 formandos/as;

- Execução Fiscal Municipal – 31 de março e 1 de abril, com a presença de 13 formandos/as.

Continuar

PORTUGAL 2020 – Candidaturas abertas até 6 de maio

Portugal 2020

Prioridade de Investimento| Âmbito: 8.5 | Qualificação PME Projetos Conjuntos Formação-Ação

Dirigidas a entidades privadas sem fins lucrativos, de natureza associativa e com competências específicas dirigidas às PME.

Continuar

Secretário de Estado do Ambiente na CIM do Médio Tejo

reunio CI sec estado ambiente16

A reunião do Conselho Intermunicipal da CIM do Médio Tejo contou, no dia 18 de março, com a presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins. O membro do governo pretendeu inteirar-se sobre as necessidades da região relativamente à distribuição de água em rede baixa, bem como dar a conhecer as oportunidades de investimento disponíveis através de fundos comunitários.  

Um pacote de 400 milhões de euros vai ser disponibilizado a nível nacional para investir na sofisticação dos sistemas de exploração de captação de água em baixa e para concluir infraestruturas em territórios de baixa densidade.

Continuar

Candidaturas abertas para PME até 13 maio

Portugal 2020

Concurso para apresentação de candidaturas Aviso n.º 03/si/2016

Sistema de Incentivos - “Qualificação das PME”

Continuar

1ª Reunião da Assembleia Intermunicipal de 2016

AI 16.03.16

Decorreu, no dia 16 de março, a primeira reunião do ano de 2016 da Assembleia Intermunicipal da CIM do Médio Tejo. Durante a reunião, foi aprovada por unanimidade a ata da reunião anterior, apresentada e discutida a atividade da CIM do Médio Tejo, e aprovados o Relatório de Gestão de 2015, a primeira revisão ao orçamento e a alteração ao mapa de pessoal.

A presidente da CIM do Médio Tejo, Maria do Céu Albuquerque, revelou, durante a apresentação da atividade da instituição, que podem vir a ser contratualizados 29 milhões de euros no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, um valor inferior aos 85 milhões de euros do anterior Quadro Comunitário.

Continuar

Observatório de Mobilidade do Médio Tejo

reuniao obs mobilidade marco 16

Os parceiros do Observatório da Mobilidade do Médio Tejo reuniram-se na sede da Comunidade Intermunicipal, na tarde do dia 9 de março, para a apresentação dos principais resultados dos trabalhos de caracterização e diagnóstico do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes do Médio Tejo. Decorreu também, no mesmo dia, uma sessão participativa durante a qual foi feita uma reflexão conjunta sobre os objetivos gerais e a hierarquia do plano.

Continuar

Torres Novas inaugura promoção do Médio Tejo no Convento de Cristo

1odomingo CC TN marco16

O concelho de Torres Novas apresentou o melhor da sua gastronomia, produção vinícola, doçaria e artesanato durante o dia 6 de março, no Convento de Cristo, no âmbito do acordo assinado entre a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e o monumento Património da Humanidade.    

O ciclo "Saberes, Sabores e Artes do Médio Tejo" transporta para o Claustro da Micha os elementos mais distintivos da região do Médio Tejo durante os primeiros domingos de cada mês. O objetivo é promover o desenvolvimento equilibrado e sustentável da região através da promoção do turismo e de atividades turísticas.

Continuar

Oferta turística do Médio Tejo divulgada na BTL

BTL 2016 PCI

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) apresentou o melhor da oferta turística da região na BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. Entre 2 a 6 de março, os cerca de 75 mil visitantes da feira puderam ficar a conhecer, no stand da Entidade Regional de Turismo do Centro, não só o vasto património, mas também os projetos, eventos e gastronomia que caracterizam o Médio Tejo.

O número de visitantes da edição deste ano da BTL aumentou em relação ao ano anterior. O número de profissionais do sector que visitaram a feira cresceu 3% para 36116, enquanto o público em geral teve um aumento de 6% para 39302. Esta foi uma oportunidade para promover o território do Médio Tejo junto de um público alargado.

Continuar

Autoridade de Gestão do CENTRO 2020 e Turismo do Centro na CIMT

sessao trabalho CCDRC fev16

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) recebeu, no dia 17 de fevereiro, uma sessão de trabalho que contou com a participação da Autoridade de Gestão do Centro 2020, da Entidade Regional de Turismo do Centro e dos treze municípios da região. Os objetivos foram proceder ao encerramento do QREN/Contratualização, operacionalizar as medidas do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial do Médio Tejo e debater a promoção Turística da região. A sessão estendeu-se até à parte da tarde, quando teve lugar uma ação de sensibilização sobre as regras de atribuição de Auxílios de Estado.

Continuar

Esclarecimentos sobre novo Sistema da Indústria Responsável

sessao-industria-responsavel

O novo Sistema da Indústria Responsável (SIR) foi o tema de uma sessão de esclarecimentos que decorreu na sede da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo no dia 16 de fevereiro. Realizada com o apoio do IAPMEI, a reunião teve como objetivo assegurar que os quadros técnicos dos municípios têm os conhecimentos necessários à aplicação do novo sistema.

Continuar

CIM do Médio Tejo assina protocolo com Convento de Cristo

Logo01CIMT CC

A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e a Direção-Geral do Património Cultural-Convento de Cristo assinaram, no dia 12 de fevereiro, um protocolo para o desenvolvimento de ações de promoção turística e cultural da região do Médio Tejo no monumento Património Mundial. No primeiro domingo de cada mês, o Claustro da Micha será palco da realização de atividades de promoção de cada um dos treze concelhos da região, tais como ações de animação e venda de produtos e serviços. As entradas no monumento serão sempre gratuitas nesses dias.

Continuar

Transporte a Pedido em Ourém a partir de março

TP imagem

Ourém vai ser o próximo concelho da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo a disponibilizar serviços de transporte no âmbito do projeto “Transporte a Pedido”. A partir do dia 1 de março, vai ser possível reservar viagens para 12 circuitos pré-definidos, os quais estabelecem a ligação das povoações às extensões de saúde da zona norte do concelho. Serão também asseguradas ligações aos mercados semanais de Ourém e Freixianda.

Continuar

Autarcas do Médio Tejo alertam para poluição no rio Tejo no Parlamento

tejo assembleia republica fev16

Os presidentes das câmaras de Abrantes, Mação e Constância, membros da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, juntaram-se aos autarcas de Castelo Branco, Nisa, Gavião e Vila Velha de Ródão na Assembleia da República, no dia 2 de fevereiro, com o objetivo de alertar os deputados para os problemas de poluição que têm afetado o rio Tejo.

Os autarcas pediram uma resposta rápida por parte da tutela, devido aos impactos negativos que a poluição tem a nível económico e ambiental, durante uma audição da comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação. Entre os problemas identificados estão a descarga de afluentes de empresas da região e os transvases feitos por entidades espanholas.

Continuar

Ponto de Situação do QREN_mar16

 qren

 

 
 

Ponto de Situação | CONTRATUALIZAÇÃO

(2008 - 2013)

  
 

Montante FEDER Aprovado

Montante FEDER Executado

 
 
  • 84.593.382,20€

  • 82.753.951,26€

 
 

em

Taxa de Execução FEDER Global

 
 
  • 76 OPERAÇÕES APROVADAS

    
 97.83%  
    
 
    
   
  CIMT 
 
 sombra-4 
 
 Convento de São Francisco Av. General Bernardo Faria 2300-535 Tomar T 249 730 060 F 249 730 069site mediotejo.pt | facebook CIMMedioTejo
 
sombra-5
sombra-6
 
Se não desejar receber a nossa newsletter, pode cancela-la,