Modernização Administrativa

A evolução de uma sociedade democrática deve ser assegurada, entre outros fatores, pela eficácia e eficiência dos serviços públicos na resposta às necessidades e exigências das populações que deles usufruem. A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo e os municípios associados partilham esta convicção e pretendem concretizá-la na região através da otimização e racionalização dos modelos de organização e gestão autárquicos.

O trabalho desenvolvido junto dos cidadãos e das empresas assenta nas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), enquanto alavanca do desenvolvimento regional, e engloba a divulgação de informação relevante sobre a região, a disponibilização online dos serviços da administração local e a modernização da tecnologia existente nas autarquias (software e hardware).


Projetos em desenvolvimento

Médio Tejo Em Partilha

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Modernização Administrativa

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo Em Partilha

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto Médio Tejo Em Partilha é um projeto intermunicipal de integração e partilha de serviços e/ou competências dos municípios, no sentido de ir ao encontro dos objetivos definidos pelo Governo, no âmbito da Reforma para a Partilha e Integração dos Serviços nos Municípios.

icon-AI-objOBJETIVOS - GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Contribuir para a estratégia e objetivos da política nacional, no sentido de estimular/ apoiar ações conjuntas de cooperação entre municípios e integração de serviços em estruturas intermunicipais;

Melhorar a racionalização de estruturas, através da partilha e integração de serviços municipais;

Racionalizar o Modelo de Gestão da Administração Local, pela simplificação, reengenharia e desmaterialização dos processos;

Contribuir para o desenvolvimento de uma Administração Pública em Rede, numa lógica de serviços partilhados entre a CIMT e os treze Municípios associados;

Contribuir para o desenvolvimento de uma Administração Pública em rede, com recurso ao uso intensivo das tecnologias da informação e comunicação enquanto infraestrutura de suporte ao processo de modernização administrativa;

Gerar Know-how em estruturas de software  aberto.

icon-AI-acoesAÇÕES

Estudo de viabilidade de partilha de serviços jurídicos - Assessoria técnica Especializada

Desenvolvimento de soluções partilhadas ao nível dos Sistemas de Informação Geográfica — Ações de formação e assessoria

Reengenharia e uniformização de processos de interação com o munícipe/ empresas - Assessoria técnica especializada

Definição de novas áreas para a Central de Compras - Assessoria técnica especializada

Promoção/ Divulgação

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

icon-AI-timeDURAÇÃO

2015 - 2016

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

n/a

icon-AI-finFINANCIAMENTO

Orçamento de Estado (70%)

Médio Tejo Online

icon-AI-areasÁREA DE INTERVENÇÃO

Modernização Administrativa

icon-AI-projPROJETO

Médio Tejo Online

icon-AI-enquadENQUADRAMENTO

O projeto Médio Tejo Online foca a importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) na redução das assimetrias geográficas e sociais do Médio Tejo, permitindo o acesso generalizado das populações a informação relevante e útil veiculada, nomeadamente, pela administração local e pelas empresas da região.

A aprovação no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade veio possibilitar a qualificação do atendimento dos serviços municipais através da implementação de serviços online que racionalizem os modelos de organização e gestão autárquica, complementada pela promoção de iniciativas integradas de modernização e articulação entre os cidadãos, os organismos públicos e as empresas.

icon-AI-objOBJETIVOS GLOBAIS & ESPECÍFICOS

Reestruturação das infraestruturas tecnológicas

Reestruturar as infraestruturas tecnológicas existentes a nível municipal e intermunicipal;

Implementar apoio tecnológico atualizado ao nível dos equipamentos;

Potenciar serviços partilhados;

Desenvolver um modelo de gestão assente em economias de escala.

icon-AI-acoesAÇÕES

Serviços online

Plataforma de faturação eletrónica e atendimento online, baseada na gestão documental, que abrange diversas áreas e disponibiliza uma solução via internet (front-end web) integrada com o backoffice dos municípios associados.

Compras públicas

Solução integrada de suporte à atividade desenvolvida no âmbito da iniciativa e-commerce “compras públicas” através da adoção de competências na área das aquisições eletrónicas que assegure apoio especializado aos municípios associados e à comunidade intermunicipal, designadamente, na automatização do processo de registo dos fornecedores nas negociações desenvolvidas, na criação de bases de dados e gestão de um barómetro público sobre a utilização das negociações e dos resultados obtidos. Criação de uma área de disponibilização de informação e formação de utilizadores internos e externos, integrada com as aplicações de negócio e a faturação eletrónica.

Gestão documental

Implementação de uma solução de gestão documental em articulação com as aplicações existentes e a utilização do cartão do cidadão.

icon-AI-munCONCELHOS ABRANGIDOS

Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

icon-AI-timeDURAÇÃO

2013 - 2015

icon-AI-docDOCUMENTAÇÃO

n/a

icon-AI-finFINANCIAMENTO

FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (85%)

 

 

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