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A Central de Compras foi criada pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo em 2011 e integra uma das suas 13 áreas de intervenção, as “Compras Públicas”. O projeto resultou na criação de um ponto de encontro entre as empresas e as entidades da região afetas à contratação pública através de um portal eletrónico que visa potenciar economias de escala e eficiência operacional.

A recorrente aquisição de bens e serviços por parte das entidades públicas do Médio Tejo num contexto socioeconómico em que a palavra de ordem é “contenção financeira” levou a Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMTejo) a criar a Central de Compras em 2011. Uma plataforma eletrónica em que os fornecedores se podem registar e dar a conhecer as condições comerciais em projetos intermunicipais ligados a compras da administração local.

O objetivo de criar sinergias entre as entidades adjudicantes e racionalizar a despesa pública resultou na centralização da oferta de produtos e serviços no portal centralcompras.mediotejo.pt que, atualmente, serve de ponto de encontro entre 17 entidades e 136 empresas e permitiu a celebração de 15 Acordos Quadro e a conclusão de 35 negociações.

Entre as áreas de negócio em que se realizaram negociações nos últimos 5 anos encontram-se higiene e limpeza, extintores, economato, gás, inspeção e instalação de semáforos e manutenção de elevadores. Os dados mais recentes, recolhidos entre março de 2012 e novembro de 2014, apontam para uma poupança na ordem dos 6,8% e de um volume global de compras de 3,3 milhões de euros.

Fonte: mediotejo.net

Foto: CIM do Médio Tejo

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