TP imagem

Alargamento do Serviço de Transporte a Pedido ao concelho de Ourém arranca no próximo mês de março.

No âmbito do projeto Transporte a Pedido no Médio Tejo, pioneiro a nível nacional na experimentação de novas soluções de transporte público adaptadas às zonas de baixa densidade populacional, e que se encontra atualmente em funcionamento nos concelhos de Abrantes, Mação e Sardoal, foram recentemente desenvolvidos os estudos técnicos com vista ao alargamento do serviço de transporte a pedido a outras zonas do Médio Tejo (concelhos de Ourém, Tomar, Vila Nova da Barquinha e zona sul do concelho de Abrantes).

Neste contexto, encontra-se a ser operacionalizada uma nova fase do projeto, que contempla o alargamento do serviço de Transporte a Pedido ao concelho de Ourém, estando programada a entrada em funcionamento deste serviço para o próximo dia 1 de março de 2016. A configuração dos serviços de transporte a pedido tem subjacente uma função social e observa os princípios de complementaridade à oferta de transportes públicos regulares, tendo sido definidos para o concelho de Ourém, 12 circuitos de ligação das povoações às extensões de saúde da zona norte do concelho, a funcionar em dias da semana específicos, com horários de operação articulados com o período de atendimento de consultas médicas. Serão também asseguradas ligações aos mercados semanais de Ourém e Freixianda que se realizam, respetivamente, à 5ª feira e à 2ª feira de manhã. Em fase posterior, pretende-se ainda implementar ligações à estância balnear de Agroal nas férias de verão.

Os investimentos iniciais necessários à implementação dos serviços de transporte a pedido no concelho de Ourém estão contemplados em candidatura apresentada no âmbito do QREN ao Programa Operacional Regional do Centro.

O Transporte a Pedido é um serviço de transporte público em que o passageiro tem que efetuar previamente a reserva de viagem e diariamente as viaturas só se deslocam às paragens que tiverem reservas.

As reservas poderão ser efetuadas até às 15:00h do dia útil anterior ao dia da viagem, através de chamada gratuita para o número de telefone 800 209 226.

Circuitos Transporte a Pedido no Concelho de Ourém

 

Circuitos de ligação às unidades de saúde:

 

 

Circuitos de ligação ao mercado semanal de Ourém:

 

logo-Turismo

Logo-SIG

Logo-CC

Logo-TP